BAC 10

1 Abril 2020, 15:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

A enorme complexidade do ambiente: os elementos do ambiente – espeço físico, os parâmetros físico-químicos e o clima e os sistemas vivos; as relações de influência e de retro-influência entre todos os elementos; a influência recíproca entre os vários sistemas vivos; as diferentes combinações dos elementos do ambiente e a geração de diversidade, as diferentes relações estabelecidas entre eles e a geração de complexidade; a diversidade e a complexidade dos sistemas vivos, adicionada à sua tendência para expansão e à sua capacidade de adaptação como geradoras de dinamismo, equilíbrio e resiliência; a capacidade do ambiente para recuperar de alterações profundas pontuais, contra a dificuldade em recuperar de alterações leves e múltiplas quando cumulativas e continuadas.

As sociedades actuais e as decisões perspectivadas de acordo com a relação de custo/benefício: dificuldade em atribuir um valor ao ambiente e aos seus elementos e a consequente dificuldade em equacionar o valor do ambiente num dos pratos de uma balança ao planear e decidir sobre o valor social de intervenções humanas; o porquê dessa dificuldade.

A contabilização dos prejuízos feita a posteriori: perda de vidas e dispêndio de verbas em consequência de eventos extremos nos Estados Unidos entre 2004 e 2013; Relatório da World Metheorological Organization (WMO) sobre a ocorrência de eventos extremos à escala global, em 2016; a dificuldade em estabelecer um nexo de causa directo entre as intervenções no ambiente e a ocorrência de eventos extremos; evolução da frequência de eventos extremos de 1980 a 2014; riscos climáticos, eventos extremos e impactos relacionados em 2017 (dados da WMO); estado do clima global em 2017 (dados da WMO); imagens ilustrativas de eventos extremos, relacionados com tempestades atmosféricas, hidrodinamismo costeiro, inundações, fogos florestais descontrolados, seca, tornados e furacões.

Análise do funcionamento de sistemas complexos através da integração do estudo independente de alguns dos seus elementos (bióticos e abióticos) e dos seus processos (transferência de matéria e energia, associações bióticas, sucessão ecológica e evolução).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.