Sumários

BAC 15

31 Março 2021, 15:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

Ecossistemas aquáticos dulçaquícolas: características gerais, subdivisão e principais tipos de ecossistemas dulçaquícolas.

Ecossistemas de transição (ecótonos): principais tipos de ecótonos (estuários, sapais, mangais e praias)

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.


BAC 14

26 Março 2021, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

As regiões biogeográficas (biomas): definição de bioma/região biogeográfica; tipos de regiões biogeográficas (biomas terrestres e ecossistemas marinhos, dulçaquícolas e de transição); a produtividade e a resiliência dos biomas e respectiva relação com o uso humano.

Definições de biomassa, produção e produtividade.

Principais biomas continentais: temperatura e precipitação como factores determinantes da distribuição dos biomas, tanto em latitude, como em altitude; distribuição geográfica dos biomas continentais; diferenças na composição das comunidades, razões dessas diferenças e a respectiva importância para o estudo da Biologia Ambiental; distribuição geográfica, aspecto e principais características das mais importantes regiões biogeográficas continentais; relação latitudinal e altitudinal entre as características das regiões biogeográficas terrestres; o conceito de enclave.

Ecossistemas aquáticos: os ecossistemas aquáticos e a sua aparente homogeneidade; principais tipos de ecossistemas aquáticos (marinhos e dulciaquícolas) e respectivas subdivisões.

Ecossistemas aquáticos marinhos: características gerais, subdivisão e principais tipos de ecossistemas marinhos.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.


BAC 13

24 Março 2021, 15:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

Diversidade específica: definição; a diversidade específica e as suas duas dimensões, riqueza específica e equitabilidade; avaliação da diversidade específica através de índices de diversidade, o exemplo do índice de Shannon-Wiener; variações da diversidade por alteração da abundância (relacionadas com equitabilidade) ou por alteração da composição específica (relacionadas com riqueza específica), tanto uma como a outra motivadas por causas naturais e/ou antropogénicas.

O conceito de extinção: definição; causas de extinção (naturais e antropogénicas); características do processo de extinção por causas naturais e por causas antropogénicas; variação da biodiversidade genérica ao longo do Fanerozóico; os cinco grandes episódios de extinção em massa e a proporção de espécies extintas; o papel da actividade humana nos episódios de extinção recentes; perspectivas de futuro para a diversidade específica num futuro próximo.

Ameaças de natureza antropogénica sobre a biodiversidade: Destruição de habitat por área insuficiente ou por fragmentação, por exploração directa da diversidade como recurso, por poluição, pela introdução de espécies invasoras e pela promoção de alterações climáticas; estimativas do número de espécies ameaçadas de extinção por grupo taxonómico.

Hotspots de biodiversidade: definição, quantidade e distribuição geográfica.

Diversidade genética: definição; a diversidade genética e o papel da mutação, da reprodução sexuada, da selecção natural e da distribuição geográfica/capacidade de dispersão na diversidade genética de uma espécie.

Diversidade funcional: definição; funções fundamentais num ecossistema (produção, consumo e decomposição) e exemplos de outras funções desempenhadas pelos organismos; o conceito de complexidade de um ecossistema e a relação com a diversidade de funções diferentes que os seus elementos desempenham; o conceito de espécie-chave (keystone species) e a importância como elemento regulador do equilíbrio das comunidades.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.


BAC 12

19 Março 2021, 14:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

Eventos da semana de 21 a 27 de Março: Dia Mundial da Árvore, ou da Floresta (21 de Março), origem, motivação, propagação e comemoração em Portugal; Dia Mundial da Água (22 de Março), origem, motivação, propagação e objectivos.

O conceito de Biodiversidade: declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2010, instituindo a década de 2011-2020 como “Década da Biodiversidade das Nações Unidas”, como incentivo para a implementação do Plano Estratégico para a Biodiversidade e para serem atingidos os Alvos da Biodiversidade, de Aichi.

O conceito de biodiversidade no senso comum, normalmente associado ao número de espécies; definição de biodiversidade segundo o Dicionário da Língua Portuguesa; e de Diversidade Biológica segundo a Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica; a primeira utilização do conceito de diversidade biológica, em 1916, definido por Arthur Harris; a queda no esquecimento; o estabelecimento e popularização, em 1980, em primeiro lugar por Thomas Lovejoy, mas também por Edward Wilson e Elliot Norse e a definição de diversidade biológica no sentido moderno, por Bruce Wilcox, em 1984; a contracção para Biodiversidade por Walter Rosen, em 1986, no tema do National Forum on BioDiversity, em Washington D. C., e a publicação das actas Biodiversity, por Edward Wilson, em 1988.

As quatro dimensões do conceito de biodiversidade (genética, específica, ecológica e funcional) e a relatividade do conceito.

O conceito de Biodiversidade e conceitos associados: conceitos de abundância, riqueza específica, equitabilidade e complexidade ambiental; conceitos de variedade e variabilidade e o seu valor relativo; conceito de nicho ecológico segundo C. S. Elton (1927) e G. E. Hutchinson (1937); relação entre todos os conceitos anteriormente enunciados e o de biodiversidade.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.


BAC 11

17 Março 2021, 15:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 3 – O funcionamento do ambiente

A enorme complexidade do ambiente: os elementos do ambiente – espaço físico, os parâmetros físico-químicos e o clima, e os sistemas vivos; as relações de influência e de retro-influência entre todos os elementos; a influência recíproca entre os vários sistemas vivos; as diferentes combinações dos elementos do ambiente e a geração de diversidade, as diferentes relações estabelecidas entre eles e a geração de complexidade; a diversidade e a complexidade dos sistemas vivos, adicionada à sua tendência para expansão e à sua capacidade de adaptação como geradoras de dinamismo, equilíbrio e resiliência; a capacidade do ambiente para recuperar de alterações profundas pontuais, contra a dificuldade em recuperar de alterações leves e múltiplas quando cumulativas e continuadas.

As sociedades actuais e as decisões perspectivadas de acordo com a relação de custo/benefício: intervenção nos elementos do ambiente no sentido da sua humanização; dificuldade em atribuir um valor ao ambiente e aos seus elementos e a consequente dificuldade em equacionar o valor do ambiente num dos pratos de uma balança ao planear e decidir sobre o valor social de intervenções humanas; o porquê dessa dificuldade.

A contabilização dos prejuízos feita a posteriori: perda de vidas e dispêndio de verbas em consequência de eventos extremos nos Estados Unidos entre 2004 e 2013; Relatório da World Metheorological Organization (WMO) sobre a ocorrência de eventos extremos à escala global, em 2016; aumento significativo do aumento da frequência de eventos extremos a partir das duas guerras mundiais do século XX; a dificuldade em estabelecer um nexo de causa directo entre as intervenções no ambiente e a ocorrência de eventos extremos; evolução da frequência de eventos extremos de 1980 a 2014; riscos climáticos, eventos extremos e impactos relacionados em 2017 (dados da WMO); estado do clima global em 2017 (dados da WMO); os relatórios anuais da World Meteorological Society; imagens ilustrativas de eventos extremos, relacionados com tempestades atmosféricas, hidrodinamismo costeiro, inundações, fogos florestais descontrolados, seca, tornados e furacões.

Análise do funcionamento de sistemas complexos através da integração do estudo independente de alguns dos seus elementos (bióticos e abióticos) e dos seus processos (transferência de matéria e energia, associações bióticas, sucessão ecológica e evolução).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Nota: A aula foi leccionada à distância com recurso à aplicação Zoom.