Sumários

BA I, TP4

2 Outubro 2025, 12:30 Carlos António da Silva Assis

O tempo desta aula foi cedido para compensar a aula teórica do dia 25-09-2025, na semana anterior.


BA I, T7

2 Outubro 2025, 12:00 Carlos António da Silva Assis

Introdução – Padrões arquitecturais dos animais

A simetria dos animais: inexistente, esférica, radial, birradial e bilateral, características de cada um dos tipos.

Os planos anatómicos: plano sagital, plano frontal e plano transversal e características de cada um.

O “Plano Animal”: passagem de unicelular a pluricelular (metazoário) como um passo fundamental na evolução dos animais, que possibilitou a sua enorme diversificação, associado à reversão, em cada geração, à condição unicelular, para depois se recriar a partir de uma célula totipotente – o zigoto.

Plano das camadas celulares de um organismo metazoário: camada profunda (derivada da endoderme embrionária), camada média (derivada da mesoderme embrionária) e camada superficial (derivada da ectoderme embrionária).

Organismos diblásticos (diploblásticos) e triblásticos (triploblásticos)

Omne vivum ex ovo” (William Harvey, 1651), uma afirmação não absoluta; diversidade dos tipos de reprodução dos animais e respectivas características.

A embriogénese, as suas fases e a terminologia associada: segmentação do zigoto (tipos de clivagem: radial vs. espiral e em mosaico vs. regulatória); a mórula, a blástula e a gástrula, e a formação da endoderme e do arquêntero, e da ectoderme; a formação da mesoderme (esquizocelia e enterocelia) e o destino da cavidade interna, o blastocélio: organismos acelomados, pseudocelomados e eucelomados.

Animais protostómios e deuterostómios e respectivas características distintivas com base na embriogénese.

A organogénese e os tipos principais de tecidos animais: tecidos conjuntivos, tecidos nervosos, tecidos epiteliais e tecidos musculares.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


BA I, PL115, 3

1 Outubro 2025, 16:30 Filipe Manuel Vidas Ribeiro

Cnidaria Diversidade e características gerais dos Cnidários (morfologia, anatomia, ciclo de vida). Observações realizadas: Hydra sp. com ovários e em gemulação (preparações para observação microscópica); nematocistos de Hydra sp.; Obelia sp. e Laomedea sp. em fase pólipo (colónias com hidrantes e gonângios), e Obelia sp. em fase medusa (preparações para observação microscópica); exemplares de colónias dos géneros Velella, Physalia e de outos hidrozoários coloniais (conservação em álcool); cortes em tentáculos de Physalia sp. (preparações para observação microscópica).


BAI, PL6, 3

1 Outubro 2025, 14:30 Filipe Manuel Vidas Ribeiro

Cnidaria Diversidade e características gerais dos Cnidários (morfologia, anatomia, ciclo de vida). Observações realizadas: Hydra sp. com ovários e em gemulação (preparações para observação microscópica); nematocistos de Hydra sp.; Obelia sp. e Laomedea sp. em fase pólipo (colónias com hidrantes e gonângios), e Obelia sp. em fase medusa (preparações para observação microscópica); exemplares de colónias dos géneros VelellaPhysalia e de outos hidrozoários coloniais (conservação em álcool); cortes em tentáculos de Physalia sp. (preparações para observação microscópica).


BA I, PL112, 3

1 Outubro 2025, 08:30 Carlos António da Silva Assis

Reino Animalia, Phylum Cnidaria (grupo dos cnidários)

Diversidade e características gerais dos Cnidários 1. Principais aspectos da morfologia, anatomia e modo de vida dos hidrozoários.

Observações realizadas: Hydra sp. com ovários e em gemulação (preparações para observação microscópica); nematocistos de Hydra sp.; Obelia sp. e Laomedea sp. em fase pólipo (colónias com hidrantes e gonângios), e Obelia sp. em fase medusa (preparações para observação microscópica); exemplares de colónias dos géneros Velella, Physalia e de outos hidrozoários coloniais (conservação em álcool); cortes em tentáculos de Physalia sp. (preparações para observação microscópica).

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.