Sumários

9 Outubro 2018, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Principais diferenças entre célula animal e célula vegetal. A parede celular como exemplo de matriz extracelular. Papel e importância das pontuações da parede celular na sua permeabilidade. Alteração da composição química da parede ao longo do processo de diferenciação celular: lenhificação, cutinização e mineralização (calcificação e silicificação). Caracterização histoquímica dos constituintes da parede celular através de corantes metacromáticos ou lipófilos.


9 Outubro 2018, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Lípidos insaponificáveis: Esteróides, prostaglandinas, e vitaminas lipossolúveis. Função biológica dos lípidos: reserva, estrutura, vitaminas, hormonas. Ácidos nucleicos: composição e estrutura. Os nucleótidos como unidades estruturais do DNA e RNA: desoxirribonucleótidos e ribonucleótidos. Nucleósidos. As principais diferenças entre desoxirribonucleótidos e ribonucleótidos: bases azotadas (bases púricas e bases pirimídicas) e açúcar. Complementaridade entre as bases. Forma e função dos diversos tipos de RNA (mensageiro, transporte e ribossómico).


4 Outubro 2018, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Diversidade celular. Observação de células procariotas e eucariotas em esfregaço de saliva: bactérias, células do epitélio bucal e leucócitos.


4 Outubro 2018, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Conceito de lípido. Conceito de lípidos saponificáveis (lípidos simples e lípidos complexos) e lípidos insaponificáveis. Lípidos saponificáveis: Ceras, gorduras, óleos e fosfolípidos. Importância biológica dos ácidos gordos insaturados, nomeadamente os isómeros geométricos cis..


3 Outubro 2018, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Diversidade celular. Observação de células procariotas e eucariotas em esfregaço de saliva: bactérias, células do epitélio bucal e leucócitos.