Sumários

23 Outubro 2018, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Papel do vacúolo: manutenção da turgescência celular, local de acumulação de substancias mobilizáveis (proteína – aleurona), de substâncias tóxicas para a célula, de e de antocianinas. As antocianonas como indicadores de pH: explicação do fenómeno de alteração de cor e da correspondente instabilidade a pH elevado.


23 Outubro 2018, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Matriz extracelular das células animais: proteínas estruturais fibrosas (colagénio e elastinas), proteoglicanos (proteínas associadas aos glicosaminoglicanos (GAGs) e proteínas multifuncionais (fibronectina e lamininas). Breve descrição da estrutura e função das diversas componentes da matriz extracelular animal (proteínas estruturais, proteoglicanos e proteínas multifuncionais) e síndromes relacionadas com a sua deficiente síntese/organização (síndrome de Ehlers–Danlos ou do homem elástico e osteogénese imperfeita). Biossíntese do colagénio.


18 Outubro 2018, 14:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Indução da plasmólise em células, naturalmente coradas, da epiderme da pétala de  Hibiscus sp. Observação de cristais de oxalato de cálcio: ráfides em secções de folha de  Allöe sp.


18 Outubro 2018, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Estrutura e função dos flagelos (organização do filamento, gancho e corpo basal; flagelina) e dos pilos. Natureza proteica dos pilos (pilina) e respectivo papel no reconhecimento e adesão celulares, conjugação bacteriana – pilos sexuais – e transferência de DNA em estirpes naturalmente competentes. A célula eucariota: importância da compartimentação celular para o seu normal funcionamento. Os metabolossomas como exemplo da microcompartimentação bacteriana. Carboxissomas e magnetossomas: estrutura e função. Principais diferenças entre célula animal e célula vegetal. Componente extracelular: matriz extracelular.


17 Outubro 2018, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Indução da plasmólise em células, naturalmente coradas, da epiderme da pétala de Hibiscus sp. Observação de cristais de oxalato de cálcio: ráfides em secções de folha de Allöe sp.