Sumários

21 Novembro 2019, 10:00 José Manuel Gonçalves Barroso

A potocitose via cavéolas como exemplo de endocitose mediada por receptores, não dependente da clatrina. Papel da caveolina e das jangadas de lípidos na formação das cavéolas. Papel das cavéolas na transcitose. A fagocitose como processo distinto do da endocitose, envolvendo os elementos do citosqueleto (filamentos de actina) na emissão de pseudópodes. O sistema endomembranar como uma rede de estruturas/organitos celulares relacionados (retículo endoplasmático, invólucro nuclear, complexo de Golgi, peroxissomas, lisossomas, vacúolos e vesículas de endo- e exocitose). Retículo endoplasmático (liso e rugoso): breve descrição morfológica. Papel das membranas do retículo endoplasmático rugoso no processo de translocação/co-tradução das proteínas para o lúmen das cisternas do retículo: teoria do péptido sinal.


20 Novembro 2019, 13:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação de figuras de mitose em ápices radiculares de Allium cepa (preparações feitas pelos alunos) e de figuras de meiose em preparações definitivas de anteras de Lillium sp.


19 Novembro 2019, 17:00 Luis Manuel Gaspar Pedro

Observação de figuras de mitose em ápices radiculares de Allium cepa (preparações feitas pelos alunos) e de figuras de meiose em preparações definitivas de anteras de Lillium sp.


19 Novembro 2019, 14:00 José Manuel Gonçalves Barroso

O ciclo celular: postos de controlo e significado. Divisão celular: mitose (células somáticas) e meiose (células germinativas). As diversas fases da mitose e da meiose. As subdivisões da Profase I da meiose e sua relevância na variabilidade genética nos eucariotas.


19 Novembro 2019, 11:00 José Manuel Gonçalves Barroso

Conclusão do sumário da aula anterior. Transporte activo indirecto (secundário ou cotransporte): transportes simporte e antiporte. Exemplos da bomba de Na+/Glucose ATPase e da bomba Na+/Ca2+. Transporte através de vesículas: conceito de endocitose (pinocitose e endocitose mediada) e fagocitose. Endocitose mediada por receptores dependente da clatrina: formação de invaginações e vesículas franjadas ou revestidas por clatrina. Exemplo da endocitose das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e papel da dinamina na formação das vesículas.