Sumários
TP11- Diversidade dos plastos
27 Novembro 2024, 14:30 • Maria Helena Machado Trindade de Donato
TP11- Diversidade dos plastos Diversos tipos de plastos: plastos com cor: cloroplastos e cromoplastos. Plastos incolores: leucoplastos e amiloplastos.
T20- Citosqueleto 3
27 Novembro 2024, 12:00 • Maria Helena Machado Trindade de Donato
T20- Citosqueleto 3. Conclusão do citoesqueleto. Microtúbulos: Proteínas motoras associadas: dineína e cinesina. Movimento de cílios e flagelos. Centrossomas e reorganização durante a mitose. Filamentos intermédios: queratinas e neurofilamentos.
Aula Prática 11. Amiloplastos e cromoplastos
27 Novembro 2024, 08:30 • Ana Cristina da Silva Figueiredo
(Aula presencial). Observação de amiloplastos, e caracterização histoquímica da presença de amido, em cortes do tubérculo de Solanum tuberosum (batateira).
Observação de cromoplastos fibrilhares, com carotenos, em cortes transversais de Daucus carota (cenoura), e caracterização histoquímica da presença de amido.
Observação de cromoplastos globulares, com xantofilas, na epiderme do fruto de Pyracantha sp. (piracanta). Caracterização histoquímica da presença de amido e avaliação do efeito da irrigação com NaOH.
Amiloplastos e cromoplastos
27 Novembro 2024, 08:30 • Celia Maria Romba Rodrigues Miguel
Observação de amiloplastos, e caracterização histoquímica da presença de amido, em cortes do tubérculo de Solanum tuberosum (batateira).
Observação de cromoplastos fibrilhares, com carotenos, em cortes transversais de Daucus carota (cenoura), e caracterização histoquímica da presença de amido.
Observação de cromoplastos globulares, com xantofilas, na epiderme do fruto de Pyracabntha sp. (piracanta). Caracterização histoquímica da presença de amido e avaliação do efeito da irrigação com NaOH.
PL11- Diversidade dos plastos
26 Novembro 2024, 14:00 • Maria Helena Machado Trindade de Donato
PL11- Diversidade dos plastos- Observação de amiloplastos na batata. Observação de cromoplastos na baga da Pyracantha sp. e na cenoura. Entrega de Relatório 3 para alunos restantes