Sumários

TP10- Diversidade dos plastos

17 Novembro 2025, 08:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

TP10- Diversidade dos plastos. Diversos tipos de plastos: plastos com cor: cloroplastos e cromoplastos. Plastos incolores: leucoplastos e amiloplastos.


Movimentos de ciclose. Cloroplastos das algas e cloroplastos e leucoplastos dos vegetais superiores

14 Novembro 2025, 14:00 Alexandra Maria Pinto Machado

Movimentos de ciclose na folha de Kalanchoe sp. Cloroplastos das algas. Observação de pirenóides e caracterização histoquímica de amido, com soluto de Lugol, em cloroplastos da alga verde filamentosa, Spirogyra sp. Observação de cloroplastos e leucoplastos na epiderme abaxial da folha de Tradescantia zebrina e coloração com soluto de lugol para observação de amido.


T20- Citosqueleto 2

14 Novembro 2025, 11:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

T20- Citosqueleto 2. Microtúbulos: estrutura e dinâmica. Proteínas motoras associadas: dineína e cinesina. Movimento de cílios e flagelos. Centrossomas e reorganização durante a mitose.


Movimentos de ciclose & Cloroplastos e Leucoplastos

14 Novembro 2025, 08:30 Joana Guedes de Jesus

Observação de movimentos de ciclose na epiderme da folha de Kalanchoe sp.

Observação de cloroplastos de algas (Spirogyra sp.) - coloração com lugol para observação de amido e deteção indireta do pirenóide
Observação de cloroplastos e leucoplastos de plantas superiores (Tradescantia zebrina) - coloração com lugol para observação de amido e observação de leucoplastos


Aula Prática 9. Movimentos de ciclose. Cloroplastos das algas e cloroplastos e leucoplastos dos vegetais superiores

13 Novembro 2025, 09:00 Ana Cristina da Silva Figueiredo

(Aula presencial).

Movimentos de ciclose.

Cloroplastos das algas. Observação de pirenóides e caracterização histoquímica de amido, com soluto de Lugol, em cloroplastos da alga verde filamentosa, Spirogyra sp.

Observação de cloroplastos e leucoplastos na epiderme da página inferior da folha (ou na epiderme do caule) de Trandescantia zebrina. Caracterização histoquímica da presença de amido, com soluto de Lugol.