Sumários

T15- REL, Complexo de Golgi

29 Outubro 2025, 12:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

T15- REL, Complexo de Golgi - Retículo Liso (REL): biogénese de lípidos e hormonas esteroides. Complexo de Golgi: cis e trans Golgi. Síntese de esfingomielina e glicolípidos. Sistema endomembranar: Síntese de hidratos de carbono. Modificação pós-tradução de proteínas: glucosilação de proteínas. Transporte envolvendo vesículas.


PL7- Plasmólise

29 Outubro 2025, 08:30 Maria Helena Machado Trindade de Donato

PL7- Plasmólise. Observação de membrana plasmática por indução de plasmólise na epiderme da escama interna do bolbo de Allium cepa. Desplasmólise das células.


Aula Prática 7. Permeabilidade membranar

29 Outubro 2025, 08:30 Ana Cristina da Silva Figueiredo

(Aula presencial). Permeabilidade membranar.

Observação da membrana plasmática, por indução de plasmólise, na epiderme interna da escama do bolbo de Allium cepa (cebola), corada com o corante vital, Vermelho Neutro.


Membrana plasmática e plasmólise

28 Outubro 2025, 14:00 Vera Inácio

Membrana plasmática e plasmólise: permeabilidade selectiva


Membrana plasmática e plasmólise

28 Outubro 2025, 14:00 Alexandra Maria Pinto Machado

Observação da membrana plasmática por indução de plasmólise, na epiderme interna da escama do bolbo de Allium cepa, corada com vermelho neutro. Avaliação prática 1.