Aula 22
23 Maio 2022, 15:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Desenvolvimento dos membros dos tetrápodes. A estrutura dos membros é semelhante em todos os grupos de tetrápodes. Resumo do desenvolvimento proximal-distal dos membros. A indução do botão do membro e a formação do “apical ectodermal ridge” (AER). O papel do loop Fgf10-Wnt3a-Fgf8 no crescimento do botão do membro. O modelo de dois gradientes. Identidade dos segmentos ao longo do eixo proximo-distal é determinado pelos genes Hox (Hox9-13). Alguns fenótipos de knock-out de genes Hox nos membros dão consistência a essa proposta.
O eixo antero-posterior dos membros (mindinho-polgar). O “zone of polarizing activity” (ZPA) como centro posterorizante. O fator ativo da ZPA é o sonic hedgehog. O mecanismo da ação do sonic hedgehog. Não é apenas um morfogénio simples. O papel do sonic hedgehog na determinação da identidade dos dedos.
A polarização dorso-ventral. O papel do Wnt7a na ectoderme. Indução de Lmx1 apenas no mesenquíma dorsal. O fenótipo do knock-out do Wnt7a.
A integração dos três centros sinalizadores (AER, ZPA e ectoderme dorsal). A interdependência dos três centros. O papel do Gremlin na manutenção destes três centros. Possíveis mecanismos do “colapso” dos três centros e a paragem do crescimento proximo-distal.
Apresentação de um modelo integrador (mas especulativo) do desenvolvimento dos membros dos tetrápodes.