Sumários

Aula 23

26 Maio 2022, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

Conferência proferida pela Doutora Ana Rita Carlos com a presença da docente.


Título: Desenvolvimento e doênça. 


Not Taught.

24 Maio 2022, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.


Not Taught.

24 Maio 2022, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.


Aula 6

24 Maio 2022, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

Apresentação e discussão das vantagens e desvantagens de usar o peixe zebra (Danio rerio) como modelo na biologia do desenvolvimento e nas ciências biomédicas. Observação e manipulação de embriões de peixe zebra de vários estádios, desde embrião de uma célula até larvas de 72 horas. Aprender a reconhecer os diferentes estádios. Aprender a descoroniar os embriões. Apresentação e discussão sobre as ferramentas genéticas disponíveis para o peixe zebra. Observação de embriões transgénicos na lupa de fluorescência LUMAR (sala 2.1.15). Esta aula foi dinamizada pela Dalila Silva e Jorge Borbinha, ex-alunos da FCUL, e atualmente no fim dos seus estudos de doutoramento utilizando o modelo peixe zebra.  


Aula 22

23 Maio 2022, 15:00 Solveig Thorsteinsdottir

Desenvolvimento dos membros dos tetrápodes. A estrutura dos membros é semelhante em todos os grupos de tetrápodes. Resumo do desenvolvimento proximal-distal dos membros. A indução do botão do membro e a formação do “apical ectodermal ridge” (AER). O papel do loop Fgf10-Wnt3a-Fgf8 no crescimento do botão do membro. O modelo de dois gradientes. Identidade dos segmentos ao longo do eixo proximo-distal é determinado pelos genes Hox (Hox9-13). Alguns fenótipos de knock-out de genes Hox nos membros dão consistência a essa proposta.

O eixo antero-posterior dos membros (mindinho-polgar). O “zone of polarizing activity” (ZPA) como centro posterorizante. O fator ativo da ZPA é o sonic hedgehog. O mecanismo da ação do sonic hedgehog. Não é apenas um morfogénio simples. O papel do sonic hedgehog na determinação da identidade dos dedos.

A polarização dorso-ventral. O papel do Wnt7a na ectoderme. Indução de Lmx1 apenas no mesenquíma dorsal. O fenótipo do knock-out do Wnt7a.

A integração dos três centros sinalizadores (AER, ZPA e ectoderme dorsal). A interdependência dos três centros. O papel do Gremlin na manutenção destes três centros. Possíveis mecanismos do “colapso” dos três centros e a paragem do crescimento proximo-distal.

Apresentação de um modelo integrador (mas especulativo) do desenvolvimento dos membros dos tetrápodes.