Sumários

Aula 1

8 Março 2022, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

Apresentação dos objetivos e competências a desenvolver na parte prática da disciplina. Apresentação detalhada do programa da disciplina. As regras e procedimentos a adotar durante o trabalho prático. Introdução a oógenese nas aves e o desenvolvimento precoce do embrião de galinha.

 

Realização por parte dos alunos do exercício UMA ANÁLISE DO OVO DE GALINHA (ver protocolo em baixo), seguido de discussão dos resultados obtidos.

 

UMA ANÁLISE DO OVO DE GALINHA

O ovo de galinha é um ovo amniota: permite o desenvolvimento embrionário num ambiente terrestre. Nesta aula pretende-se analisar os diferentes componentes do ovo de galinha (neste caso não fecundado) e colocar hipóteses sobre a possível função dos mesmos.

Procedimentos:

Abre o ovo e coloca o conteúdo numa tigela.

Observa a casca com uma lupa. Quantas camadas tem? Qual é o aspecto de cada camada? A superfície externa do ovo é liso? Como é?

Observa e isola as duas membranas da casca. Observa as duas membranas da casca na ponta redonda do ovo onde formam a câmara de ar. Qual a possível função desta câmara de ar? Isola e separa as duas membranas da casca. Verifica e compara a sua consistência e espessura. Qual é a possível função destas membranas da casca?

Observa a clara do ovo (na tigela). A clara é toda igual? Como pensas que estava organizada dentro do ovo fechado? Mede o pH da clara com papel indicador de pH. Qual é? Observa as calazes ligadas à gema. Descreve a sua organização. Qual é a disposição das calazes uma em relação à outra? Qual poderia ser a função das calazes. Observa a gema. Encontra a parte onde estaria o embrião se o ovo fosse fecundado. Corta essa parte com tesoura e coloca numa colher de café (esse será o procedimento para tirar os embriões de galinha mais para frente). 

Discussão sobre as vossas conclusões e hipóteses sobre as funções: (1) da casca, (2) as membranas da casca, (3) a clara (4) as calazes e (5) a gema.


Aula 1

8 Março 2022, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

Apresentação dos objetivos e competências a desenvolver na parte prática da disciplina. Apresentação detalhada do programa da disciplina. As regras e procedimentos a adotar durante o trabalho prático. Introdução a oógenese nas aves e o desenvolvimento precoce do embrião de galinha.

 

Realização por parte dos alunos do exercício UMA ANÁLISE DO OVO DE GALINHA (ver protocolo em baixo), seguido de discussão dos resultados obtidos.

 

UMA ANÁLISE DO OVO DE GALINHA

O ovo de galinha é um ovo amniota: permite o desenvolvimento embrionário num ambiente terrestre. Nesta aula pretende-se analisar os diferentes componentes do ovo de galinha (neste caso não fecundado) e colocar hipóteses sobre a possível função dos mesmos.

Procedimentos:

Abre o ovo e coloca o conteúdo numa tigela.

Observa a casca com uma lupa. Quantas camadas tem? Qual é o aspecto de cada camada? A superfície externa do ovo é liso? Como é?

Observa e isola as duas membranas da casca. Observa as duas membranas da casca na ponta redonda do ovo onde formam a câmara de ar. Qual a possível função desta câmara de ar? Isola e separa as duas membranas da casca. Verifica e compara a sua consistência e espessura. Qual é a possível função destas membranas da casca?

Observa a clara do ovo (na tigela). A clara é toda igual? Como pensas que estava organizada dentro do ovo fechado? Mede o pH da clara com papel indicador de pH. Qual é? Observa as calazes ligadas à gema. Descreve a sua organização. Qual é a disposição das calazes uma em relação à outra? Qual poderia ser a função das calazes. Observa a gema. Encontra a parte onde estaria o embrião se o ovo fosse fecundado. Corta essa parte com tesoura e coloca numa colher de café (esse será o procedimento para tirar os embriões de galinha mais para frente). 

Discussão sobre as vossas conclusões e hipóteses sobre as funções: (1) da casca, (2) as membranas da casca, (3) a clara (4) as calazes e (5) a gema.


Not Taught.

8 Março 2022, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.


Aula 4

7 Março 2022, 15:00 Solveig Thorsteinsdottir

Como se explica a formação de células diferentes? Conceito de equivalência genómica. Clonagem de organismos a partir de um núcleo de uma célula diferenciada prova o conceito de equivalência genómica (e.g Dolly). Estabelecida a equivalência genómica, pergunta-se como se formam células diferentes no embrião? A resposta é expressão génica diferencial. Definição de "expressão génica". Discussão breve sobre os níveis onde pode haver regulação da expressão génica.

O primeiro nível: a transcrição. Estrutura da cromatina, o gene, o promotor, os enhancers, factores de transcição (principais famílias) e os seus efeitos positivos ou negativos. O conceito de "constelação de fatores de transcrição". Exemplos de reprogramação nuclear (células iPS e outros exemplos). O segundo nível: o processamento do RNA nuclear e o transporte de mRNA para o citoplasma. Splicing alternativo permite a formação de multiplas proteínas a partir de um único gene. Exemplos (e.g. splicing alternativo de Dscam em Drosophila e em Vertebrados). O terceiro nível: inhibição selectiva de tradução do mRNA (e.g. através de determinadas proteínas que bloqueiam a tradução; através de miRNAs). Exemplos (e.g. a “limpeza” de mRNA maternos no embrião do peixe zebra). Quarto nível: processamento pós-traducionais de proteínas.


Aula 3

3 Março 2022, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

Os gâmetas do ouriço-do-mar. A fertilização no ouriço-do-mar. A fertilização divide-se em quatro etapas:

1.     Contacto e reconhecimento entre o espermatozoide e o oócito (espécie específico)

2.     Regulação da entrada do espe espermatozoide pelo oócito (bloqueio a poliespermia)

3.     Mistura do material genético dos gâmetas

4.     Activação do metabolismo do oócito e o início do desenvolvimento.

A geleia do oócito liberta uma substância (resact) que atrai o espermatozoide por quimiotaxia. Quando o espermatozoide toca na geleia inicia-se a reação acrossomal. As enzimas libertadas pelo acrossoma digerem a geleia e o espermatozoide chega à câmada vitelina onde se liga ao receptor de bindina, especie específico, que permite a fusão entre o espermatozoide e o oócito. Logo após a entrada do espermatozoide, o oócito ativa duas defesas contra a poliespermia: o bloqueio rápido (despolarização da membrana do oócito) e o bloqueio lento (a exocitose dos grânulos corticais e o consequente afastamento da membrana de fertilização. Logo a seguir ocorre a ativação do metabolismo do oócito e o desenvolvimento embrionário começa: o oócito fertilizado divide-se em blastómeros, uma fase chamada clivagem. Comparação com a clivagem de outros grupos animais.

Especificação celular: diferentes estratégias: especificação autónoma, especificação condicional, especificação em sincício.