Sumários

Aula 2

24 Fevereiro 2022, 17:30 Solveig Thorsteinsdottir

A origem embrionária e o desenvolvimento das células primordiais germinais, as células precursoras dos gâmetas. O plasma germinal vs a indução das células primordias germinais. A hipotese do genoma inerte. A migração das células precursoras dos gâmetas e a sua chegada às gonadas. A chegada das células precursoras dos gâmetas à gónada indiferenciada. 


Not Taught.

22 Fevereiro 2022, 13:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.


Not Taught.

22 Fevereiro 2022, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.


Aula 1

22 Fevereiro 2022, 08:00 Solveig Thorsteinsdottir

Apresentação dos objetivos e competências a desenvolver na parte prática da disciplina. Apresentação detalhada do programa da disciplina. As regras e procedimentos a adotar durante o trabalho prático. Introdução a oógenese nas aves e o desenvolvimento precoce do embrião de galinha.

 

Realização por parte dos alunos do exercício UMA ANÁLISE DO OVO DE GALINHA (ver protocolo em baixo), seguido de discussão dos resultados obtidos.

 

UMA ANÁLISE DO OVO DE GALINHA

O ovo de galinha é um ovo amniota: permite o desenvolvimento embrionário num ambiente terrestre. Nesta aula pretende-se analisar os diferentes componentes do ovo de galinha (neste caso não fecundado) e colocar hipóteses sobre a possível função dos mesmos.

Procedimentos:

Abre o ovo e coloca o conteúdo numa tigela.

Observa a casca com uma lupa. Quantas camadas tem? Qual é o aspecto de cada camada? A superfície externa do ovo é liso? Como é?

Observa e isola as duas membranas da casca. Observa as duas membranas da casca na ponta redonda do ovo onde formam a câmara de ar. Qual a possível função desta câmara de ar? Isola e separa as duas membranas da casca. Verifica e compara a sua consistência e espessura. Qual é a possível função destas membranas da casca?

Observa a clara do ovo (na tigela). A clara é toda igual? Como pensas que estava organizada dentro do ovo fechado? Mede o pH da clara com papel indicador de pH. Qual é? Observa as calazes ligadas à gema. Descreve a sua organização. Qual é a disposição das calazes uma em relação à outra? Qual poderia ser a função das calazes. Observa a gema. Encontra a parte onde estaria o embrião se o ovo fosse fecundado. Corta essa parte com tesoura e coloca numa colher de café (esse será o procedimento para tirar os embriões de galinha mais para frente). 

Discussão sobre as vossas conclusões e hipóteses sobre as funções: (1) da casca, (2) as membranas da casca, (3) a clara (4) as calazes e (5) a gema.


Aula 1

21 Fevereiro 2022, 15:00 Solveig Thorsteinsdottir

O que é a Biologia do Desenvolvimento Animal? Origens históricas e posição atual dentro das ciências biológicas. Como estudar a Biologia do Desenvolvimento? Objetivos da parte teórica da disciplina; competências a serem adquiridas. Apresentação detalhada do programa da disciplina.