Sumários
Aula 21
19 Maio 2022, 17:30 • Solveig Thorsteinsdottir
A iniciação da miogénese – o papel de sinalização notch induzida pela crista neural durante a passagem pelos sómitos. Os Wnts são essenciais para a manutenção do dermomiótomo e para a indução da miogénese tanto medianamente (Wnt1 e Wnt3a) como lateralmente (Wnt7a). Notem a analogia com a Drosophila onde o hedgehog e o wingless polarizam os segmentos. A indução do sindetome pelo Fgf8 do miótomo. A resegmentação do esclerótomo.
A aquisição de identidade dos sómitos. A identidade antero-posterior dos sómitos é fixa. Tal como na Drosphila, a identidade dos segmentos é determinado pelos genes Hox. Os quatro conjuntos de genes Hox nos vertebrados (Hoxa, Hoxb, Hoxc e Hoxd). Possível evolução dos genes Hox. A expressão dos genes Hox ao longo do eixo antero-posterior. Os fenótipos dos knock-outs dos genes Hox. As experiências do Moises Mallo e equipa que mostraram que o código Hox actua já na mesoderme presomítica, antes da formação dos segmentos. Semelhanças na formação e diferenciação dos segmentos no reino animal.
Aula 6
17 Maio 2022, 13:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Apresentação e discussão das vantagens e desvantagens de usar o peixe zebra (Danio rerio) como modelo na biologia do desenvolvimento e nas ciências biomédicas. Observação e manipulação de embriões de peixe zebra de vários estádios, desde embrião de uma célula até larvas de 72 horas. Aprender a reconhecer os diferentes estádios. Aprender a descoroniar os embriões. Apresentação e discussão sobre as ferramentas genéticas disponíveis para o peixe zebra. Observação de embriões transgénicos na lupa de fluorescência LUMAR (sala 2.1.15). Esta aula foi dinamizada pela Dalila Silva e Jorge Borbinha, ex-alunos da FCUL, e atualmente no fim dos seus estudos de doutoramento utilizando o modelo peixe zebra.
Not Taught.
17 Maio 2022, 08:00 • Solveig Thorsteinsdottir
A BDA tem uma carga horária de aulas práticas de 2h por semana mas são lecionadas em aulas de 4h 15 em 15 dias. Sendo assim nesta data, esta turma não teve aula prática.
Aula 6
17 Maio 2022, 08:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Apresentação e discussão das vantagens e desvantagens de usar o peixe zebra (Danio rerio) como modelo na biologia do desenvolvimento e nas ciências biomédicas.Observação e manipulação de embriões de peixe zebra de vários estádios, desde embrião de uma célula até larvas de 72 horas. Aprender a reconhecer os diferentes estádios. Aprender a descoroniar os embriões. Apresentação e discussão sobre as ferramentas genéticas disponíveis para o peixe zebra. Observação de embriões transgénicos na lupa de fluorescência LUMAR (sala 2.1.15). Esta aula foi dinamizada pela Dalila Silva e Jorge Borbinha, ex-alunos da FCUL, e atualmente no fim dos seus estudos de doutoramento utilizando o modelo peixe zebra..
Aula 20
16 Maio 2022, 15:00 • Solveig Thorsteinsdottir
Continuação da aula anterior sobre a formação dos segmentos nos embriões de vertebrados.. A ativação do Mesp2/Meso1 e a definição do local da fenda. A indução de EphA4 pelo Mesp2/Meso1 produz a fenda. O papel da matriz de fibronectin na epitelização dos sómitos e como estabilizador da fenda.
Os diferentes derivados dos sómitos. A polarização dorso-ventral e medio-lateral dos sómitos é mediada por factores parácrinos segregados pelos tecidos adjacentes. Experiências que mostraram que a notocorda induz a formação do esclerótomo e que o factor responsável é o sonic hedgehog.