Sumários

O desenvolvimento vegetativo: os meristemas apicais radicular (RAM) e caulinar (SAM) (por videoconferência)

26 Março 2020, 09:00 Celia Maria Romba Rodrigues Miguel

Embriogénese - continuação.

O desenvolvimento vegetativo. A raíz: meristema apical radicular (RAM); raíz principal e as várias zonas; as raízes laterais e os pelos radiculares. 


Ensino à distância: Filotaxia e modelos de organização do ápice caulinar

25 Março 2020, 13:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Devido à suspensão de actividades lectivas decretada pela FCUL por causa do COVID-19, as aulas desta semana foram colocadas em formato digital na plataforma Fénix, juntamente com áudio explicativo. Foi colocado um conjunto de vídeos sobre a organização do ápice caulinar e filotaxia, retirados de informação suplementar de papers. Também foram fornecidos links to Youtube sobre filotaxia. Para além desta informação, foi criado um fórum para discussão, colocado no Moodle, onde os alunos colocaram as dúvidas que tinham e responderam a questões que tinham sido colocadas pelo docente. Relativamente às Brassicas, que estão a crescer na FCUL, foram enviadas fotografias das mesmas para os alunos acompanharem o seu desenvolvimento.


Embriogénese em Angiospérmicas e Gimnospérmicas (por videoconferência)

25 Março 2020, 11:30 Celia Maria Romba Rodrigues Miguel

Regulação pós-tradicional - continuação: A modificação das proteínas: fosforilação, ubiquitinação e SUMOilação. 

Embriogénese - Aspectos gerais do desenvolvimento do esporófito. Comparação com o desenvolvimento em animais. Embriogénese em Angiospérmicas: estabelecimento de polaridade no zigoto e de padrão axial e radial; estádios de embriogénese zigótica. Mecanismos posicionais e o papel da comunicação intercelular. 


Ensino à distância: Filotaxia e modelos de organização do ápice caulinar

24 Março 2020, 13:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Devido à suspensão de actividades lectivas decretada pela FCUL por causa do COVID-19, as aulas desta semana foram colocadas em formato digital na plataforma Fénix, juntamente com áudio explicativo. Foi colocado um conjunto de vídeos sobre a organização do ápice caulinar e filotaxia, retirados de informação suplementar de papers. Também foram fornecidos links to Youtube sobre filotaxia. Para além desta informação, foi criado um fórum para discussão, colocado no Moodle, onde os alunos colocaram as dúvidas que tinham e responderam a questões que tinham sido colocadas pelo docente. Relativamente às Brassicas, que estão a crescer na FCUL, foram enviadas fotografias das mesmas para os alunos acompanharem o seu desenvolvimento.


Ensino à distância: Filotaxia e modelos de organização do ápice caulinar

24 Março 2020, 08:00 Maria Helena Machado Trindade de Donato

Devido à suspensão de actividades lectivas decretada pela FCUL por causa do COVID-19, as aulas desta semana foram colocadas em formato digital na plataforma Fénix, juntamente com áudio explicativo. Foi colocado um conjunto de vídeos sobre a organização do ápice caulinar e filotaxia, retirados de informação suplementar de papers. Também foram fornecidos links to Youtube sobre filotaxia. Para além desta informação, foi criado um fórum para discussão, colocado no Moodle, onde os alunos colocaram as dúvidas que tinham e responderam a questões que tinham sido colocadas pelo docente. Relativamente às Brassicas, que estão a crescer na FCUL, foram enviadas fotografias das mesmas para os alunos acompanharem o seu desenvolvimento.