Sumários

BRM T3

24 Fevereiro 2025, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 2 – Importância da Biologia Pesqueira

A evolução da pesca ao longo do tempo: as fases mais importantes, desde a Pré-história até à Industrialização da pesca.

A convicção de inesgotabilidade dos recursos marinhos: A intervenção de Thomas Huxley na Exposição Internacional de Pescas (1883), em Londres, e as suas consequências, principalmente no que se refere ao esforço de muitas pessoas para provar que ele estava errado; O controlo dos mares e a formalização das ZEE.

Do início da Biologia Pesqueira, na Noruega, em meados do século XIX, passando pela expansão por outros países, até à actualidade.

Factores de incerteza inerentes à Biologia Pesqueira; início da Biologia Pesqueira e tendências actuais.

Exploração sustentável dos recursos pesqueiros: o surgimento da noção de sustentabilidade, nos anos de 1980; a evolução da noção de diminuição da disponibilidade dos recursos e a preocupação com o futuro.

Componentes da Biologia Pesqueira: Os parâmetros biológicos e a distribuição, e a dinâmica das populações das espécies-recurso; complexidade, dinamismo e flutuações na abundância; os motores de variação da abundância; variáveis da dinâmica de um stock de pescado e relação entre elas. O modelo de crescimento populacional de Thomas Malthus (1798) e de Pierre Velhulst (1838).

Do estudo da dinâmica dos recursos explorados, passando pela gestão dos recursos, para garantir a sustentabilidade da sua exploração.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.



Apresentação

24 Fevereiro 2025, 08:30 Ana Rita Vieira

Apresentação; Preenchimento das fichas de presença; Apresentação do programa das aulas práticas; Formação dos grupos de trabalho; Atribuição de temas para os trabalhos.


BRM PL21 0

19 Fevereiro 2025, 09:30 Carlos António da Silva Assis

A aula não foi leccionada em virtude de as aulas práticas de Biologia dos Recursos Marinhos, por norma, terem início apenas na semana seguinte ao início das aulas teóricas.


BRM T2

19 Fevereiro 2025, 08:30 Carlos António da Silva Assis

Tema 1 – Exploração dos Recursos Biológicos Marinhos

O conceito de recurso biológico: como pode ser definido “recurso”? antigas definições de recursos naturais, considerando apenas os bens materiais, e mais modernas, incluindo os bens imateriais ou serviços; âmbito dos recursos biológicos marinhos.

Outros conceitos relacionados: recursos renováveis e não renováveis, sustentabilidade e exploração sustentável dos recursos.

A exploração dos Recursos biológicos marinhos: Modelos de exploração (apanha, pesca e aquacultura), cronologia do uso ao longo da história da humanidade.

A apanha: definição e principais características.

A pesca: definição; elementos básicos das artes de pesca (arpões cordas e anzóis); desde a pesca de exemplares isolados, à pesca de grupos de indivíduos, por vezes em número considerável; elementos associados à evolução da eficácia da actividade pesqueira; diversidade estratégias e de artes de pesca.

A crença na inesgotabilidade dos recursos da pesca: origem e evolução; expansão desmedida da pesca industrial; as plataformas continentais, os locais mais intensamente explorados; da massificação da pesca à sobreexploração dos recursos pesqueiros.

A pesca lúdica e desportiva: factores sociais, tecnológicos e económicos que favoreceram o seu desenvolvimento.

A aquacultura: definição; breve resenha histórica da aquacultura até aos nossos dias.

Usos dos produtos da pesca e da aquacultura.

A situação actual dos RBM: variação de vários indicadores relacionados com a pesca e a aquacultura, ao nível mundial, desde 1950 até ao presente.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


BRM T1

17 Fevereiro 2025, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 0 - Apresentação

Apresentação da Unidade Curricular

Desejos de boas-vindas à UC de Biologia dos Recursos Marinhos.

Apresentação dos docentes.

Apresentação do âmbito, dos objectivos e das características da UC.

Justificação do interesse de uma UC dedicada à Biologia dos Recursos Marinhos.

Apresentação do conteúdo programático e das intersecções entre este e o de outras unidades curriculares, das características curriculares e da forma de organização do tempo presencial e de estudo autónomo, da calendarização das actividades a desenvolver ao longo do semestre e do horário, da organização do tempo em cada aula, da principal bibliografia e das formas de apoio aos alunos.

Explicação detalhada do modelo de avaliação adoptado.

Conselhos aos alunos acerca da melhor forma de acompanharem as aulas.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.