Sumários
BRM T3
24 Fevereiro 2025, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 2 – Importância da Biologia Pesqueira
A evolução
da pesca ao longo do tempo: as fases mais importantes, desde a Pré-história até
à Industrialização da pesca.
A convicção
de inesgotabilidade dos recursos marinhos: A intervenção de Thomas Huxley na
Exposição Internacional de Pescas (1883), em Londres, e as suas consequências,
principalmente no que se refere ao esforço de muitas pessoas para provar que
ele estava errado; O controlo dos mares e a formalização das ZEE.
Do início da
Biologia Pesqueira, na Noruega, em meados do século XIX, passando pela expansão
por outros países, até à actualidade.
Factores de
incerteza inerentes à Biologia Pesqueira; início da Biologia Pesqueira e
tendências actuais.
Exploração
sustentável dos recursos pesqueiros: o surgimento da noção de sustentabilidade,
nos anos de 1980; a evolução da noção de diminuição da disponibilidade dos
recursos e a preocupação com o futuro.
Componentes
da Biologia Pesqueira: Os parâmetros biológicos e a distribuição, e a dinâmica
das populações das espécies-recurso; complexidade, dinamismo e flutuações na
abundância; os motores de variação da abundância; variáveis da dinâmica de um stock
de pescado e relação entre elas. O modelo de crescimento populacional de Thomas
Malthus (1798) e de Pierre Velhulst (1838).
Do estudo da
dinâmica dos recursos explorados, passando pela gestão dos recursos, para
garantir a sustentabilidade da sua exploração.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
Apresentação
24 Fevereiro 2025, 08:30 • Ana Rita Vieira
Apresentação; Preenchimento das fichas de presença; Apresentação do programa
das aulas práticas; Formação dos grupos de trabalho; Atribuição de temas para
os trabalhos.
BRM PL21 0
19 Fevereiro 2025, 09:30 • Carlos António da Silva Assis
A aula não foi leccionada em virtude de as aulas práticas de Biologia dos Recursos Marinhos, por norma, terem início apenas na semana seguinte ao início das aulas teóricas.
BRM T2
19 Fevereiro 2025, 08:30 • Carlos António da Silva Assis
Tema 1 – Exploração dos Recursos Biológicos Marinhos
O conceito
de recurso biológico: como pode ser definido “recurso”? antigas definições de
recursos naturais, considerando apenas os bens materiais, e mais modernas,
incluindo os bens imateriais ou serviços; âmbito dos recursos biológicos
marinhos.
Outros
conceitos relacionados: recursos renováveis e não renováveis, sustentabilidade
e exploração sustentável dos recursos.
A exploração
dos Recursos biológicos marinhos: Modelos de exploração (apanha, pesca e
aquacultura), cronologia do uso ao longo da história da humanidade.
A apanha:
definição e principais características.
A pesca:
definição; elementos básicos das artes de pesca (arpões cordas e anzóis); desde
a pesca de exemplares isolados, à pesca de grupos de indivíduos, por vezes em
número considerável; elementos associados à evolução da eficácia da actividade
pesqueira; diversidade estratégias e de artes de pesca.
A crença na
inesgotabilidade dos recursos da pesca: origem e evolução; expansão desmedida
da pesca industrial; as plataformas continentais, os locais mais intensamente
explorados; da massificação da pesca à sobreexploração dos recursos pesqueiros.
A pesca
lúdica e desportiva: factores sociais, tecnológicos e económicos que
favoreceram o seu desenvolvimento.
A
aquacultura: definição; breve resenha histórica da aquacultura até aos nossos
dias.
Usos dos
produtos da pesca e da aquacultura.
A situação
actual dos RBM: variação de vários indicadores relacionados com a pesca e a
aquacultura, ao nível mundial, desde 1950 até ao presente.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.
BRM T1
17 Fevereiro 2025, 11:00 • Carlos António da Silva Assis
Tema 0 - Apresentação
Apresentação da Unidade Curricular
Desejos de boas-vindas à UC de
Biologia dos Recursos Marinhos.
Apresentação dos docentes.
Apresentação do âmbito, dos objectivos
e das características da UC.
Justificação do interesse de uma UC
dedicada à Biologia dos Recursos Marinhos.
Apresentação do conteúdo programático
e das intersecções entre este e o de outras unidades curriculares, das
características curriculares e da forma de organização do tempo presencial e de
estudo autónomo, da calendarização das actividades a desenvolver ao longo do
semestre e do horário, da organização do tempo em cada aula, da principal
bibliografia e das formas de apoio aos alunos.
Explicação detalhada do modelo de
avaliação adoptado.
Conselhos aos alunos acerca da melhor
forma de acompanharem as aulas.
Esclarecimento das dúvidas dos alunos.