Sumários

BRM T23

28 Maio 2025, 08:30 Carlos António da Silva Assis

Tema 8 – Os Recursos Biológicos Marinhos mais explorados

As principais categorias da International Standard Statistical Classification of Fishing Gear (ISSCFG) para artes de pesca (parte II): cat. 10: artes diversas (pesca com arpão, pesca com garfo, pesca com pinça, pesca com ancinho, pesca com alicate, pesca com lança, pesca com aspirador, pesca com electricidade, pesca como rede de empurrar, pesca com camaroeiro, pesca submarina); cat. 99 – artes desconhecidas.

O impacto das artes de pesca: os mais importantes efeitos negativos das artes de pesca (selectividade, capturas colaterais, pesca fantasma, destruição de fundos).

Selectividade das artes de pesca: categorização das artes de pesca quanto à relação entre a biodiversidade capturada e gama de dimensões do pescado.

Capturas colaterais: percentagem de capturas colaterais associadas a cada uma das principais artes de pesca comercial; dispositivos de minimização de capturas colaterais (BRD e TED, grades, janelas de malha quadrada, anéis com deflectores, combinação de vários dispositivos para maior eficácia); exemplo de capturas colaterais de tartarugas, aves e mamíferos marinhos.

Pesca fantasma: o ciclo das redes perdidas, destruídas ou largadas.

Destruição de fundos: dragas e artes de arrasto.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


BRM T22

26 Maio 2025, 11:00 Carlos António da Silva Assis

Tema 8 – Os Recursos Biológicos Marinhos mais explorados

As principais categorias da International Standard Statistical Classification of Fishing Gear (ISSCFG) para artes de pesca (parte I): cat.01 - redes de cercar (cercos com retenida e lâmparas); cat.02 - redes envolventes-arrastantes: de alar para a praia (chinchorro, xávega) e para bordo (arrasto dinamarquês) simples e de parelha; cat.03 - redes de arrasto: arrasto de vara (simples e múltiplos); arrastos de portas e de parelha, demersais e pelágicos; cat.04 – dragas: simples e múltiplas, rebocadas, manuais e hidráulicas mecanizadas; cat.05 – redes de elevar costeiras e de alto; cat.06 – redes de queda manuais (tarrafa, lanterna) costeiras e de alto; cat.07 – redes de emalhar e enredar: redes de emalhar e tresmalhos, semelhanças e diferenças; diferentes formas de calar redes de emalhar e tresmalhos (fixas e derivantes; superficiais, de meia-água e demersais); redes de rodear e redes de barreira); cat.08 – armadilhas: armações, nassas, alcatruzes e murejonas, galrichos, botirões e armadilhas aéreas; cat. 09 – anzóis e linhas: linhas simples e canas, linhas manuais, palangres/espinheis/aparelhos de anzol, corrico.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.


Reprodução em peixes – observação macroscópica

26 Maio 2025, 08:30 Ana Rita Vieira

Importância do estudo da reprodução em peixes. Noções básicas das características reprodutoras dos peixes. Identificação macroscópica do sexo em peixes (ósseos e elasmobrânquios). Identificação dos órgãos e estruturas dos sistemas reprodutores feminino e masculino dos elasmobrânquios. Observação macroscópica das gónadas femininas e masculinas de peixes ósseos e elasmobrânquios. Ciclo sexual e escala de maturação sexual com base na observação macroscópica.


BRM PL21 9

21 Maio 2025, 09:30 Carlos António da Silva Assis

O conceito de mortalidade, seus componentes e modelos de estimativa.

Continuação da aula anterior.

Trabalho prático: resolução de problemas relacionados com estimativas da mortalidade total com base no comprimento e na idade, por ano (problema 8), da relação Z/k e de L¥ para stocks pouco conhecidos (problema 9), e da sobrevivência (problema 10).


BRM T21

21 Maio 2025, 08:30 Carlos António da Silva Assis

Tema 2 – Os Recursos Biológicos Marinhos mais explorados

Constituição das artes de pesca: definição de artes de pesca; diversidade das artes de pesca actuais; o número reduzido de inventos sobre os quais se baseiam as artes de pesca actuais (arpões, anzóis, linhas e redes) e a diversidade destas como resultado da adaptação ao local, ao alvo e aos agentes da pesca; elemento capturante e armamento das artes de pesca; exemplos de peças de armamento.

Elementos capturantes das artes de pesca: a) o arpão: primeiros vestígios, evolução e usos actuais; as fisgas; os instrumentos de propulsão dos arpões de pesca (armas de caça submarina e canhões Foyn); b) o anzol: primeiros vestígios, evolução e diversidade actual; c) a linha: das primeiras linhas, à base de fibras naturais às linhas de materiais sintéticos; d) a rede: origem e evolução das redes de pesca; medição da malha de rede.

Classificação das artes de pesca: a International Standard Statistical Classification of Fishing Gear (ISSCFG); os critérios de classificação e as categorias do primeiro nível; principais características das artes de pesca activas e passivas, das artes pelágicas, ou de superfície, demersais e bentónicas, ou de fundo.

Esclarecimento das dúvidas dos alunos.