Sumários

Bacias sedimentares (BS) em ambientes compressivos e transcorrentes. Síntese de mecanismos de formação de BS e proposta sistemática

13 Dezembro 2023, 11:00 Pedro Antonio Gancedo Terrinha


Bacias sedimentares em ambiente compressivos. Recapitulação dos modelos anteriores associados a rifting e tectónica salífera. Introdução à geometria de deformação flexural.

Modelos simples baseados na analogia da deformação flexural de barras (beams) e modelos geológicos. Exemplos da frente orogénica de Gibraltar e da Margem do Oceano Pacífico.

Bacias de ante-arco (ou back arc basins). Modelos de formação deste tipo extensional (ou de rifting) em ambiente geotectónicos compressivos ou de subducção.

Bacias de desligamentos (ou strike-slip basins) ou transcorrentes.

Síntese de Mecanismos de formação de bacias sedimentares. Modelo sistemático dos processos e forças associadas à formação de bacias sedimentares (Ingersol 2012).

Tectónica de bacias de rifting-2: tectónica salífera, serpentinização mantélica e ruptura oceânica

6 Dezembro 2023, 11:00 Pedro Antonio Gancedo Terrinha


Tectónica de bacias de rifting- 2. Tectónica salífera: extrusão de diápiros salíferos (exemplos das montanhas Zagros em imagens de satélite), movimentos rampa acima (upslope) e rampa abaixo (downslope) do sal no seu nível de descolamento primário (estratigráfico), compressão de diápiros, níveis de descolamento, formação de níveis estratóides de sal alóctone (toldos de sal ou salt canopies), vários exemplos em sísmica de reflexo multicanal.

Crise Salina do Messiniano no Mediterrâneo: contexto geodinâmico e climático.

O sal em afloramento: exemplos da mina de sal de Loulé, padrões de deformação de dobramento progressivo, deformação dúctil em zonas de cisalhamento e frágil, estruturas de migração de fluidos e fracturação hidráulica.

Serpentinização mantélica, rifting e oceanização litosférica. Hidratação do manto sub-continental durante o estiramento crustal. Exemplos de arquitectura crustal na margem estirada (hiper-estirada) oeste ibérica.

T

29 Novembro 2023, 11:00 Ana Cristina Costa Neves dos Santos Azerêdo


Realização de teste de avaliação.

Tectónica das bacias de rifting

22 Novembro 2023, 11:00 Pedro Antonio Gancedo Terrinha


Tectónica de bacias de rifting. Estratificação reológica da litosfera de acordo com as fases mineralógicas constituintes. Níveis de debilidade crustal e litosférica, níveis de descolamento da deformação frágil (elástica).

Distribuição da deformação na crosta e base da litosfera. Modelos de rifting de cisalhamento puro (McKenzie) e simples (Wernicke) e modelos de adelgaçamento litosférico heterogéneo (Coward). Subsidência tectónica e subsidência térmica. Margens passivas (pós-rifting).

Conceitos de séries sedimentares sin-tectónicas (sin-rifting) e pós-tectónicas (pós-rifting). Representações diagramáticas de variações laterias de fácies em blocos de rifting e exemplos de sísmica de reflexão multicanal e da cadeia da Arrábida.

Reologia do sal, inversão de densidade na bacia de rifting e ultra-baixa viscosidade em comparação com outras fases minerais (facilidade de escoamento devido a elevada fluidez). Inicio e desenvolvimento de diapirismo salífero: fase reactiva, activa e passiva. Exemplos em morfologia de fundo marinho, de campo e sísmica de reflexão multicanal.

Bacias sedimentares no contexto geodinâmico dos ciclos de Wilson

15 Novembro 2023, 11:00 Pedro Antonio Gancedo Terrinha


Bacias sedimentares inseridas no contexto do Ciclo de Wilson em ambientes divergentes (tipo rifting), convergente (subducção ou orogénicas), em ambiente conservativo ou de desligamento.

Escalas horizontais das bacias nos ambientes geotectónicos e distribuição dos diferentes tipos de bacias na configuração actual das placas litosféricas e comparação com a evolução que conduziu à reunião da Pangea, sua rutura, rifting, deriva do Atlântico e Tétis e orogenia Alpina.

A península Ibérica na charneira de ciclos de Wilson e exemplos de tipos de bacias onshore e offshore.