Sumários
Selecionar e medir comportamentos
9 Outubro 2017, 14:00 • Romana Santos
Familiarização com as metodologias da observação comportamental
Seleccionar comportamentos
Introdução
Como seleccionar comportamentos
As unidades comportamentais
Como descrever e definir os comportamentos
Detalhe das descrições
Tipos de categorias: eventos e estados
Catálogo, etograma e repertório comportamental
Medir comportamentos
Tempo e Espaço
Tipos de medidas (sistemas de medição)
Tempo de latência
Frequência
Duração
Ordem
Resultado
Intensidade
Eventos e estados
Eventos
Estados
Sessões ou períodos comportamentais
Exercícios
Filme 1 (Tarefa 3) – Exercícios 1 a 5Caso de estudo: Processamento de informação auditiva nos grilos.
6 Outubro 2017, 14:00 • Paulo Jorge Quintais Cancela da Fonseca
3) Codificação da direcção da fonte sonora por interneurónios auditivosascendentes. Papel da inibição lateral com origem no ON1. Discriminação do padrão do sinal conspecífico por interneurónios do cérebro (neurónios que se comportam como filtros passa-alto, passa-baixo e passa-banda).
Metodologias para o estudo do comportamental:
4 Outubro 2017, 16:30 • Paulo Jorge Quintais Cancela da Fonseca
1. Familiarização com as metodologias da observação
comportamental. Formular uma questão inicial: Fontes de informação. Categorias
de perguntas. Isolar e definir a questão inicial.
2. Escolher o objecto de estudo. A questão inicial e o objecto de estudo.
Critérios de escolha. A escolha do local de estudo. O exemplo da gaivota
tridáctila (Rissa tridactyla). Filme 1 (Introdução) – Exercício 1: o que é uma
gaivota?
3. Proceder a observações livres preliminaries. A importância das observações
livres preliminares. Aprender a observar. Filme 1 (Tarefa 1) – Exercício 2:
casal de gaivotas com crias.
4. Formular novas perguntas e propor hipóteses e previsões. Filme 1 (Tarefa 1)
– Exercício 3. Reformular a pergunta inicial. Estabelecer objectivos. Formular
hipóteses e fazer previsões.
Filtros sensoriais. Caso de estudo: O processamento de informação auditiva nos grilos.
4 Outubro 2017, 15:00 • Paulo Jorge Quintais Cancela da Fonseca
1) Comunicação acústica em grilos. Codificação do som pelo orgão auditivo e interneurónios auditivos do gânglio protorácico.
Formulação de perguntas, objecto de estudo, observações livres preliminares, formular hipóteses e previsões
4 Outubro 2017, 10:30 • Sophie von Merten
Como isolar, definir e formular a questão inicial. Tipos de questões. Critérios de selecção do objecto de estudo. Aprender a realizar observações preliminares. Reformulação da hipótese inicial com base nas observações preliminares. Formulação de hipóteses e predições. Exercícios com filmes de gaivotas.