Sumários

A 'dança' das abelhas.

27 Outubro 2017, 14:00 Paulo Jorge Quintais Cancela da Fonseca

Possíveis formas de passagem de informação durante a 'dança em 8'

(conclusão do tema da aula anterior).


Projecto Gambusia (Parte 1): Aplicação das metodologias aprendidas ao caso da Gambusia affinis – pergunta e pesquisa bibliográfica

26 Outubro 2017, 14:00 Teresa Catry

Aplicação das metodologias aprendidas ao caso da Gambusia affinis: formulação da questão inicial, caracterização do objecto de estudo, formulação de questões, hipóteses e predições.


Aplicação das metodologias aprendidas ao caso da Gambusia affinis

25 Outubro 2017, 16:30 Paulo Jorge Quintais Cancela da Fonseca

Formular uma questão inicial. Fontes de informação. Categorias de perguntas. Isolar e definir a questão inicial. Escolher o objecto de estudo; A questão inicial e o objecto de estudo.
Critérios de escolha. A escolha do local de estudo.

Aprender a recolher bibliografia na Internet. Aprender a ler artigos científicos

O exemplo da Gambusia affinis: A importância das observações livres preliminaries. Aprender a observer. Formular novas perguntas e propor hipóteses e previsões. Reformular a pergunta inicial. Estabelecer objectivos. Formular hipóteses e fazer previsões

Reformular a pergunta inicial

Estabelecer objectivos

Formular hipóteses e fazer previsões


Comportamento de evasão.

25 Outubro 2017, 15:00 Paulo Jorge Quintais Cancela da Fonseca

Caso de estudo: geração do comportamento de evasão no lagostim.


Projecto Gambusia (Parte 1): Aplicação das metodologias aprendidas ao caso da Gambusia affinis – pergunta e pesquisa bibliográfica

25 Outubro 2017, 10:30 Sophie von Merten

Aplicação das metodologias aprendidas ao caso da Gambusia affinis: formulação da questão inicial, caracterização do objecto de estudo, formulação de questões, hipóteses e predições