Sumários
Seleccionar comportamentos
10 Outubro 2016, 10:00 • Susana Araújo Marreiro Varela
4. Familiarização com as metodologias da observação comportamental
4.5.a. Seleccionar comportamentos
- Introdução
- Como seleccionar comportamentos
- As unidades comportamentais
- Como descrever e definir os comportamentos
- Detalhe das descrições
- Tipos de categorias: eventos e estados
- Catálogo, etograma e repertório comportamental
4.5.b. Medir comportamentos
- Tempo e Espaço
- Tipos de medidas (sistemas de medição)
- Tempo de latência
- Frequência
- Duração
- Ordem
- Resultado
- Intensidade
- Eventos e estados
- Eventos
- Estados
- Sessões ou períodos comportamentais
Exercício
- Filme 1 (Tarefa 3) – Exercícios 1 a 5
Seleccionar comportamentos
10 Outubro 2016, 08:00 • Susana Araújo Marreiro Varela
4. Familiarização com as metodologias da observação comportamental
4.5.a. Seleccionar comportamentos
- Introdução
- Como seleccionar comportamentos
- As unidades comportamentais
- Como descrever e definir os comportamentos
- Detalhe das descrições
- Tipos de categorias: eventos e estados
- Catálogo, etograma e repertório comportamental
4.5.b. Medir comportamentos
- Tempo e Espaço
- Tipos de medidas (sistemas de medição)
- Tempo de latência
- Frequência
- Duração
- Ordem
- Resultado
- Intensidade
- Eventos e estados
- Eventos
- Estados
- Sessões ou períodos comportamentais
Exercício
- Filme 1 (Tarefa 3) – Exercícios 1 a 5
Comunicação em animais I
7 Outubro 2016, 14:00 • Susana Araújo Marreiro Varela
Comunicação em animais I:
- O que significa comunicar?
- Comunicação em sentido lato
Formular uma questão inicial
3 Outubro 2016, 16:00 • Susana Araújo Marreiro Varela
4. Familiarização com as metodologias da observação comportamental
4.1. Formular uma questão inicial
4.2. Escolher o objecto de estudo
- A questão inicial e o objecto de estudo
- Critérios de escolha
- A escolha do local de estudo
- O exemplo da gaivota tridáctila (Rissa tridactyla)
- Filme 1 (Introdução) – Exercício 1: o que é uma gaivota?
4.3. Proceder a observações livres preliminares
- A importância das observações livres preliminares
- Aprender a observar
- Filme 1 (Tarefa 1) – Exercício 2: casal de gaivotas com crias
4.4. Formular novas perguntas e propor hipóteses e previsões
- Filme 1 (Tarefa 1) – Exercício 3
- Reformular a pergunta inicial
- Estabelecer objectivos
- Formular hipóteses e fazer
previsões
Formular uma questão inicial
3 Outubro 2016, 14:00 • Susana Araújo Marreiro Varela
4. Familiarização com as metodologias da observação comportamental
4.1. Formular uma questão inicial
4.2. Escolher o objecto de estudo
- A questão inicial e o objecto de estudo
- Critérios de escolha
- A escolha do local de estudo
- O exemplo da gaivota tridáctila (Rissa tridactyla)
- Filme 1 (Introdução) – Exercício 1: o que é uma gaivota?
4.3. Proceder a observações livres preliminares
- A importância das observações livres preliminares
- Aprender a observar
- Filme 1 (Tarefa 1) – Exercício 2: casal de gaivotas com crias
4.4. Formular novas perguntas e propor hipóteses e previsões
- Filme 1 (Tarefa 1) – Exercício 3
- Reformular a pergunta inicial
- Estabelecer objectivos
- Formular hipóteses e fazer
previsões