Sumários

Seleccionar comportamentos

10 Outubro 2016, 10:00 Susana Araújo Marreiro Varela

4. Familiarização com as metodologias da observação comportamental

4.5.a. Seleccionar comportamentos

  • Introdução
  • Como seleccionar comportamentos
  • As unidades comportamentais
  • Como descrever e definir os comportamentos
  • Detalhe das descrições
  • Tipos de categorias: eventos e estados
  • Catálogo, etograma e repertório comportamental

4.5.b. Medir comportamentos

  • Tempo e Espaço
  • Tipos de medidas (sistemas de medição)
  • Tempo de latência
  • Frequência
  • Duração
  • Ordem
  • Resultado
  • Intensidade
  • Eventos e estados
  • Eventos
  • Estados
  • Sessões ou períodos comportamentais

Exercício

  • Filme 1 (Tarefa 3) – Exercícios 1 a 5


Seleccionar comportamentos

10 Outubro 2016, 08:00 Susana Araújo Marreiro Varela

4. Familiarização com as metodologias da observação comportamental

4.5.a. Seleccionar comportamentos

  • Introdução
  • Como seleccionar comportamentos
  • As unidades comportamentais
  • Como descrever e definir os comportamentos
  • Detalhe das descrições
  • Tipos de categorias: eventos e estados
  • Catálogo, etograma e repertório comportamental

4.5.b. Medir comportamentos

  • Tempo e Espaço
  • Tipos de medidas (sistemas de medição)
  • Tempo de latência
  • Frequência
  • Duração
  • Ordem
  • Resultado
  • Intensidade
  • Eventos e estados
  • Eventos
  • Estados
  • Sessões ou períodos comportamentais

Exercício

  • Filme 1 (Tarefa 3) – Exercícios 1 a 5


Comunicação em animais I

7 Outubro 2016, 14:00 Susana Araújo Marreiro Varela

Comunicação em animais I:

  • O que significa comunicar?
  • Comunicação em sentido lato


Formular uma questão inicial

3 Outubro 2016, 16:00 Susana Araújo Marreiro Varela

4. Familiarização com as metodologias da observação comportamental

4.1. Formular uma questão inicial

  • Fontes de informação
  • Categorias de perguntas
  • Isolar e definir a questão inicial 

4.2. Escolher o objecto de estudo

  • A questão inicial e o objecto de estudo
  • Critérios de escolha
  • A escolha do local de estudo
  • O exemplo da gaivota tridáctila (Rissa tridactyla)
  • Filme 1 (Introdução) – Exercício 1: o que é uma gaivota? 

4.3. Proceder a observações livres preliminares

  • A importância das observações livres preliminares
  • Aprender a observar
  • Filme 1 (Tarefa 1) – Exercício 2: casal de gaivotas com crias 

4.4. Formular novas perguntas e propor hipóteses e previsões

  • Filme 1 (Tarefa 1) – Exercício 3
  • Reformular a pergunta inicial
  • Estabelecer objectivos
  • Formular hipóteses e fazer previsões


Formular uma questão inicial

3 Outubro 2016, 14:00 Susana Araújo Marreiro Varela

4. Familiarização com as metodologias da observação comportamental

4.1. Formular uma questão inicial

  • Fontes de informação
  • Categorias de perguntas
  • Isolar e definir a questão inicial 

4.2. Escolher o objecto de estudo

  • A questão inicial e o objecto de estudo
  • Critérios de escolha
  • A escolha do local de estudo
  • O exemplo da gaivota tridáctila (Rissa tridactyla)
  • Filme 1 (Introdução) – Exercício 1: o que é uma gaivota? 

4.3. Proceder a observações livres preliminares

  • A importância das observações livres preliminares
  • Aprender a observar
  • Filme 1 (Tarefa 1) – Exercício 2: casal de gaivotas com crias 

4.4. Formular novas perguntas e propor hipóteses e previsões

  • Filme 1 (Tarefa 1) – Exercício 3
  • Reformular a pergunta inicial
  • Estabelecer objectivos
  • Formular hipóteses e fazer previsões