Sumários

Filtros sensoriais (cont).

25 Novembro 2016, 14:00 Paulo Jorge Quintais Cancela da Fonseca

Processamento de informação auditiva nos grilos. 3) Codificação da direcção da fonte sonora por interneurónios auditivosascendentes. Papel da inibição lateral com origem no ON1. Discriminação do padrão do sinal conspecífico por interneurónios do cérebro (neuróniosque se comportam como filtros passa-alto, passa-baixo e passa-banda).

4) Comando motor descendente. Evidência de respostas motoras mediadas porprocessamento da informação auditiva a nível local (tórax). Implementação e teste em robots das regras reconhecidas como estando subjacentes àorientação fonotáctica dos grilos.


Orientação em grilos Acheta domesticus

23 Novembro 2016, 16:30 Paulo Jorge Quintais Cancela da Fonseca

Registo automático de comportamentos.

Medição do comportamento de orientação em grilos (Acheta domesticus) em presença do sinal de chamamento conspecífico.



Filtros sensoriais.

23 Novembro 2016, 15:00 Paulo Jorge Quintais Cancela da Fonseca

Caso de estudo: O processamento de informação auditiva nos grilos.

1) Comunicação acústica em grilos. Codificação do som pelo orgão auditivo e interneurónios auditivos do gânglio protorácico.
2) Mecanismos biofísicos que determinam a direccionalidade das vibrações dostimpanos.


Aula cancelada

23 Novembro 2016, 10:30 Susana Araújo Marreiro Varela

Porque os alunos que estavam inscritos nesta turma eram apenas 5, a aula foi cancelada e os alunos passaram a frequentar uma das outras turmas.


Medição do comportamento de orientação em grilos

21 Novembro 2016, 16:00 Susana Araújo Marreiro Varela

5. Aplicação das metodologias aprendidas ao caso do Grilo

5.9. Registo automático de comportamentos

  • Medição do comportamento de orientação em grilos (Acheta domesticus)
    • Explicar aos alunos como é se pode medir orientação em grilos.
    • Mostrar o dispositivo.
    • Fazer um primeiro ensaio sem som.
    • Fazer um segundo ensaio com som vindo do lado esquerdo.
    • Fazer um terceiro ensaio com som vindo do lado direito.
    • Comparar os três resultados.
    • Discutir os resultados e a utilidade deste tipo de dispositivos.