A energia existe ou não?

24 Novembro 2021, 16:30 Ricardo Lopes Coelho

1. Controvérsia Mayer-Joule

1 - o que fez Mayer;

2 - o que fez Joule;
3 - discussão da questão, quem descobriu o quê, e análise dos textos.
1. Postulados filosóficos de Mayer, 'causa igual ao efeito' e 'nada vem do nada'; relação ao conceito de força e propriedades da força, indestrutibilidade e transformabilidade; interpretação de fenómenos mecânicos, mecânico-térmicos, eléctrico-mecânicos e com seres vivos, através da força.
2. A hipótese de Joule, o calor é movimento; experiências que corroboravam a ideia e os cálculos do equivalente mecânica do calor; integração por Joule de experiências colaborantes com a tese do calor-substância.
3. O que é comum a ambos, o equivalente mecânico do calor e, consequentemente, a rejeição da tese do calor-substância; o que é diferente, o calor ser força ou movimento. Olhar a controvérsia a partir do estudo realizado.

2. A controvérsia sobre a descoberta da energia: Tyndall versus Thomson e Tait.

1.       A mudança conceptual de Thomson, 1847-1851: a defesa da teoria de Carnot, a dificuldade em aceitar a de Joule, o trabalho de Clausius e Rankine, e a adesão à teoria dinâmica do calor e proposta do conceito de energia.

2.       Desenvolvimento dos trabalhos em energia por Thomson: divisão das reservas de energia; especulações sobre o início do mundo e o fim da vida na terra; adopção das  formas da energia de Rankine.

3.       O artigo ‘Energia’ na Good Words. Reacção de Thyndall e a polémica.

 3. A controvérsia envolve Boltzmann-Ostwald.

Panorâmica do desenvolvimento da concepção da energia.

O encontro de Luebeck em 1895: teses de Ostwald e Helm e a oposição à energética.

A crítica de Boltzmann à energética no artigo de 1896.

Análise da resposta de Ostwald, com explicação da justificação apresentada.

A nota final de Boltzmann.

4. Sobre as controvérsias: o que podemos aproveitar para a compreensão da energia; como as diferentes concepções ainda se manifestam nos manuais hodiernos; que dificuldades podem criar.