Sumários
Dia da Investigação
22 Outubro 2025, 16:30 • Ricardo Lopes Coelho
Não houve aula, porque foi o Dia da Investigação.
F=ma é a segunda lei de Newton ou não?
6 Outubro 2025, 09:00 • Ricardo Lopes Coelho
A segunda lei dos Principia de Newton.
Interpretações na história ciência.
A lei nos manuais do séc. XVIII, cujos autores seguiram Newton. Exemplos de aplicação.
A descoberta de F=ma por Euler.
Comparação do segunda lei de Newton e do princípio de Euler.
Os textos da controvérsia: Pourciau (2011), Nauenberg (2011), Pourciau (2012). Análise das teses destes autores a partir da comparação da segunda lei dos Principia com o princípio de Euler.
O que é real na composição da força, componentes ou resultante?
29 Setembro 2025, 09:00 • Ricardo Lopes Coelho
Apresentação das teses da controvérsia: Cartwright (1980), Creary (1981), Cartwright (1983). Ilustração do movimento de Cartwright e ilustração do mesmo movimento com componentes.
Teses de J. Wilson, A. Wilson e Massin sobre composição, experiência e realidade das forças.
Exemplo de fenómenos de composição de força.
O problema da máquina de Atwood: resolução pelo algoritmo Newtoniano e Gaussiano. Conclusão.
Análise das teses da controvérsia em função da conclusão anterior.
A Lei de Inércia tem ou não prova experimental?
22 Setembro 2025, 09:00 • Ricardo Lopes Coelho
Apresentação dos textos da controvérsia sobre a Lei de Inércia: Coelho 2007, Kalman 2009, Martins 2012.
Apresentação e discussão dos textos históricos e modernos que servem de base à controvérsia.
Análise das diferentes teses sobre a lei:
- não tem prova experimental;
- é propriedade dos corpos;
- é caso especial da segunda lei de Newton.
Introdução
15 Setembro 2025, 09:00 • Ricardo Lopes Coelho
Apresentação do Programa
da UC e da avaliação.
Em que consiste uma controvérsia. Instrumentos de análise das controvérsias.
O paradoxo como a controvérsia em micro-escala.
Apresentação e discussão dos paradoxos de Zenão e do paradoxo de Russell.
Recurso à redução ao absurdo para ultrapassar o paradoxo do barbeiro.