Sumários

Leibniz-Clarke: as temáticas

27 Outubro 2025, 09:00 Ricardo Lopes Coelho

Temáticas da Controvérsia:

1. Os princípios e o espaço. Os princípios de Leibniz e a oposição de Clarke através do conceito de espaço e tempo absolutos são seguido ao longo do texto: - o princípio de razão suficiente e o espaço absoluto; - o princípio de identidade dos indiscerníveis em oposição a partículas iguais; - o princípio do melhor em contraposição à omnipotência divina.

2. Percepção e conservação. A percepção: argumentação de Clarke e contra-argumentação de Lebniz. A lei de conservação da força: defesa por Leibniz e crítica de Clarke; aplicação ao choque de corpos. A acção da alma e de Deus no mundo: a harmonia pré-estabelecida e a crítica de Clarke; a acção de Deus na gravitação e a crítica de Leibniz.


Dia da Investigação

22 Outubro 2025, 16:30 Ricardo Lopes Coelho

Não houve aula, porque foi o Dia da Investigação.


Questões sobre espaço e tempo

20 Outubro 2025, 11:00 Ricardo Lopes Coelho

Resolução do exercício da sessão anterior. Exemplos de movimentos com medição do tempo e espaço. Os pontos vista de Leibniz, Newton, Kant e Einstein.


Reflexão

20 Outubro 2025, 09:00 Ricardo Lopes Coelho

Exercício de reflexão sobre os todos tópicos.


Teoria do choque do séc XVII

15 Outubro 2025, 16:30 Ricardo Lopes Coelho

Problemas de choque elástico e resolução segundo as leis de Descartes. Exercício escrito.