Aplicações das concepções a problemas

24 Outubro 2016, 10:00 Ricardo Lopes Coelho

A controvérsia sobre F=ma parece poder ter uma solução simples: deixemos a questão, cuja resposta a história da ciência ainda não forneceu, e passemos a adoptar o sistema axiomático seguinte: a 1ª lei do movimento é a lei de inércia e a 2ª é a equação de Euler.
Os problemas a tratar na TP procuram pôr em evidência o seguinte: se se usa a lei de inércia, somos logicamente levados a procurar uma causa para a aceleração, a qual entendemos como real.
O problema em estudo foi a experiência de Poggendorff. Trata-se duma barra, segura no fulcro, que tem dum lado uma máquina de Atwood e do outro um contra-peso. Inicialmente, a máquina de Atwood é impedida de realizar movimento e o sistema, a barra de Poggendorff, está em equilíbrio. A questão colocada foi: se a barra inclina ou se mantém em equilíbrio, quando a máquina de Atwood entra em movimento.
A colocação do problema foi precedida por uma apresentação da máquina de Atwood. Aqui passou-se de F=ma, com a interpretação tradicional da força, para a equação da máquina, à qual se aplicou a mesma interpretação.
Os estudantes são acompanhados na resolução do problema. Alguns apresentaram a sua tese, que fica posta à discussão.