Sumários
Tema da aula 8- Módulo "Desenvolvimento de competências de gestão de stress e regulação emocional"
19 Abril 2018, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Nesta aula foram abordados os seguintes temas:
- Exploração de dimensões de acesso e diferenciação emocional, através de exercícios práticos.
- Amplificação da tomada de consciência emocional e do seu poder no funcionamento cognitivo e comportamental.
- Diferenciação entre emoções primárias e secundárias.
- Apresentação de estratégias de regulação do stress passíveis de adoptar e que se revelam mais eficazes.
- Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos
Tema da aula 7- Gestão do Tempo
12 Abril 2018, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Desenvolvimento de competências de gestão do tempo
Exploração pessoal dos modos preferenciais de funcionamento relativos à gestão de tempo.
Promoção do desenvolvimento de uma teoria pessoal acerca da gestão específica que cada aluno faz do tempo.
Exercício de grupo em que a dimensão "gestão de tempo" é central, com posterior discussão das estratégias adotadas.
Apresentação de estratégias de gestão de tempo passíveis de adotar e que tipicamente se revelam mais eficazes.
Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados nas aulas anteriores como prioritários em termos de cuidado.
Tema de 6 aula: "Gestão de conflitos"
5 Abril 2018, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Identificação das fases e conteúdos que compõem um conflito.
Apresentação das estratégias para lidar com os conflitos.
Exploração das cinco abordagens típicas à gestão dos conflitos.
Articulação da temática gestão de conflitos com os temas criatividade e liderança.
Tema 5 aula- Comunicação e assertividade
22 Março 2018, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Desenvolvimento do módulo "Comunicação e assertividade"
- Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adoptar em diferentes contextos situacionais.
- Apresentação dos principais estilos de comunicação, bem como as suas vantagens e desvantagens.
- Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adoptar em diferentes contextos situacionais.
- Articulação entre os conteúdos trabalhados nesta aula e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados na 4ª e 5ª aula como prioritários em termos de cuidado.
4ª aula- Tema "Tomada de decisão e Resolução de Problemas"
15 Março 2018, 13:30 • Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes
Exploração individual das abordagens adoptadas na resolução de problemas.
Discussão em torno da noção de problema e das estratégias de abordagem ao mesmo.
Realização de um exercício prático em grupo, em que cada grupo elegia um problema identificado como comum e aplicava a abordagem de resolução de problemas desenvolvida na primeira parte da aula.