Sumários

Tema da aula 8- Módulo "Desenvolvimento de competências de gestão de stress e regulação emocional"

19 Abril 2018, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Nesta aula foram abordados os seguintes temas:

  • Exploração de dimensões de acesso e diferenciação emocional, através de exercícios práticos.
  • Amplificação da tomada de consciência emocional e do seu poder no funcionamento cognitivo e comportamental.
  • Diferenciação entre emoções primárias e secundárias.
  • Apresentação de estratégias de regulação do stress passíveis de adoptar e que se revelam mais eficazes.
  • Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos


Tema da aula 7- Gestão do Tempo

12 Abril 2018, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Desenvolvimento de competências de gestão do tempo

Exploração pessoal dos modos preferenciais de funcionamento relativos à gestão de tempo.

Promoção do desenvolvimento de uma teoria pessoal acerca da gestão específica que cada aluno faz do tempo.

Exercício de grupo em que a dimensão "gestão de tempo" é central, com posterior discussão das estratégias adotadas.

Apresentação de estratégias de gestão de tempo passíveis de adotar e que tipicamente se revelam mais eficazes.

Articulação entre os conteúdos trabalhados e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados nas aulas anteriores como prioritários em termos de cuidado.


Tema de 6 aula: "Gestão de conflitos"

5 Abril 2018, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Identificação das fases e conteúdos que compõem um conflito.

Apresentação das estratégias para lidar com os conflitos.

Exploração das cinco abordagens típicas à gestão dos conflitos.

Articulação da temática gestão de conflitos com os temas criatividade e liderança. 


Tema 5 aula- Comunicação e assertividade

22 Março 2018, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Desenvolvimento do módulo "Comunicação e assertividade"

  • Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adoptar em diferentes contextos situacionais.
  • Apresentação dos principais estilos de comunicação, bem como as suas vantagens e desvantagens.
  • Exploração dos modos preferenciais de comunicação que cada aluno tende a adoptar em diferentes contextos situacionais.
  • Articulação entre os conteúdos trabalhados nesta aula e a sua passagem para a implementação prática dos mesmos, utilizando como base os conteúdos identificados na 4ª e 5ª aula como prioritários em termos de cuidado.


4ª aula- Tema "Tomada de decisão e Resolução de Problemas"

15 Março 2018, 13:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes

Exploração individual das abordagens adoptadas na resolução de problemas.

Discussão em torno da noção de problema e das estratégias de abordagem ao mesmo.

Realização de um exercício prático em grupo, em que cada grupo elegia um problema identificado como comum e aplicava a abordagem de resolução de problemas desenvolvida na primeira parte da aula.