Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

A UC de Ciclos Geoquímicos é uma disciplina de síntese e de grande abrangência, pelo que tem demonstrado alguns problemas no uso de abordagens tradicionais de leccionação muito centradas em matéria exclusivamente expositiva. O recurso a meios de estudo alternativos, passíveis de revisão em qualquer momento pelos alunos, não só é muito bem recebido como facilita a consolidação dos seus conhecimentos, em particular dos temas mais críticos. Experiência passada promovendo uma maior participação em aula e promoção de discussões temáticas garantiu uma maior assiduidade nas sessões T. De forma geral, a estruturação da avaliação da UC com base, sobretudo, em avaliação contínua também demonstra taxas de sucesso mais elevadas e capacidade dos alunos em atingir os objectivos propostos. Assim, com base nestes pressupostos, as propostas de alargamento das plataformas de estudo, privilégio de uma maior interactividade aluno-docente, realização de acções que promovam a constante participação em aula, pretendem que uma fracção cada vez maior de alunos que frequenta a UC atinja os objectivos propostos e que progressivamente entendam a natureza fundamental e importância social que os conhecimentos transmitidos e temáticas abordadas na UC representam na actualidade. A aposta na execução prática e resolução de problemas reais são formas mais eficientes de compreensão e assimilação de temáticas abordadas, ao contrário da transmissão passiva de conhecimento que tem tido cada vez mais dificuldade em ser assimilada pelos estudantes. Esta abordagem obriga a que a quantidade de informação veiculada seja reduzida em favor da qualidade e cariz essencial dessa mesma informação, cabendo ao estudante alargar o seu conhecimento e procurar informação adicional que vá de encontro aos tópicos que lhe despertam mais interesse. Esta abordagem deve permitir uma maior autonomia e adaptabilidade dos estudantes na resolução dos problemas propostos e que se podem manifestar na resolução de problemas na vida profissional. As ferramentas de simulação utilizadas permitem aos estudantes focarem-se nos processos, o que por seu turno permite aumentar a sua compreensão sobre os sistemas terrestre e as suas interações.