Programa

Computação Gráfica

Licenciatura Bolonha em Engenharia Geoespacial

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática

Programa

COMPONENTE TEÓRICA: Transformações geométricas 2D e 3D. Algoritmos de recorte e de eliminação de invisíveis. Projeções. "Pipeline" de visualização. Imagens realistas. Modelos de iluminação local e global. Métodos flat, de Gouraud e de Phong. Ray-tracing. Radiosidade. Introdução à teoria da cor. Volumes envolventes. Técnicas para poupar tempo de processamento COMPONENTE TEÓRICO-PRÁTICA: Resolução de problemas de Transformações 2D e 3D; transformação de viewport; projeções; algoritmos de recorte. Aulas práticas (usando Blender e WebGL). Espaço 3D e sistemas de coordenadas. Modelação com malhas poligonais e linhas/superfícies paramétricas aplicando transformações geométricas e operações booleanas. Utilização da câmara virtual, identificando a sua posição, o foco e os tipos de projeção. Front clipping plane e Back clipping plane do volume de visualização da câmara virtual. Shading e rendering. Animação por keyframing, interpolação e extrapolação.