Sumários

8 aula- Trabalho de equipa, Gestão por Objectivos e Liderança

22 Abril 2024, 14:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes


Foram abordados os seguintes aspectos:

·         Principais elementos organizadores de um eficaz trabalho em grupo.

·         Caracterização da Gestão por objectivos.

·         Abordagem SMART.

·         Metodologia Agile.

·         A liderança enquanto factor determinante na eficaz prossecução dos objectivos de uma empresa ou de uma equipa.

·         A avaliação de desempenho.

Convidado: Dra. Gabriela Franco

7ª Aula- Gestão de Tempo

15 Abril 2024, 14:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes


A apresentação conceptualiza a Gestão do Tempo enquanto uma relação de várias variáveis a integrar, referindo-se a aspectos como:

·         Definição de prioridades;

·         A urgência e a importância das coisas.

·         O listar e o agendar.

·         A concepção de tempo e alguns dos princípios que se podem utilizar na sua gestão;

·         O gerar equilíbrios entre diferentes fontes de atenção.

·         A Gestão de Tempo enquanto tomada de decisão.

·         Estratégias de definição do problema e sua eficaz abordagem.

Convidados: Isabel Gonçalves e Pedro Teixeira

6ª aula- Comunicação e Assertividade

8 Abril 2024, 14:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes


A comunicação é o elemento base de toda a interação humana, sendo peça fulcral no sucesso pessoal e profissional.

Com duas abordagens diferentes, os oradores desta aula procuram dar exemplos de aspetos a ter em consideração na comunicação eficaz, tocando em dois níveis:

1.     Nível estratégico, onde são referidos os principais elementos a ter em consideração na comunicação, tendo em consideração os diferentes tipos de contextos situacionais em que nos inserimos.

2.     Nível individual, onde são abordados elementos essenciais à promoção de uma atitude de conhecimento pessoal e da sua tradução em actos comunicacionais claros e promotores de uma eficaz interacção.

 

Convidados: Félix Esménio e João Delicado

5ª aula Apresentações Orais Eficazes

25 Março 2024, 14:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes


No contexto da temática da aula, foram abordados os seguintes tópicos:

1.   Características gerais de uma apresentação oral:

  • Apresentações enquanto um acto comunicacional;
  • As pessoas enquanto agentes vivos/passivo no contexto da comunicação;
  • A objectividade na comunicação;
  • A comunicação como mediador central nas relações humanas;
  • O auto conhecimento e a genuinidade como elementos muito relevantes.
  • Estratégias para melhorar as apresentações orais;
  • Confronto entre algumas das características que diferenciam as apresentações orais no contexto no contexto académico e no contexto empresarial.
  • Apresentação de um modelo de preparação para apresentações orais do tipo “pitch”.

 2. Características específicas de 3 tipos diferentes de apresentações orais

  • Apresentação oral de trabalhos para colegas;
  • Apresentação de uma comunicação científica (comunicação oral ou poster);
  •  Apresentação e defesa de tese de mestrado.

Convidados: Prof.ª Cristina Catita e Prof.ª Virgínia Ferreira

4 aula- A entrevista de selecção profissional, o marketing pessoal e o portefólio de competências

18 Março 2024, 14:30 Cláudio Manuel Ribeiro Pina Fernandes


1-   Candidatura a uma oportunidade:

·         Como reconhecer uma oportunidade de trabalho.

·         Quais os passos a dar no caminho entre o reconhecimento das minhas competências e expectativas, até chegar ao sucesso face uma oportunidade laboral.

·         As vantagens de um estágio e como potenciar os seus ganhos.

2-   Portefólio de Competências:

·         O que deve conter o portefólio de competências.

·         Como o organizar.

·         A articulação entre o portefólio de competências e a construção de um CV

·         O que se espera de um bom CV e de uma boa carta de apresentação.

3-   Entrevista

·         Os elementos centrais em torno dos quais uma Entrevista de selecção profissional se desenvolve e o modo como nos podemos preparar adequadamente para a mesma.

4-   Marketing pessoal

·         Apresentação, reflexão e debate sobre Marketing Pessoal como ferramenta estratégica individual para, com base nas nossas características, valências e competências pessoais, nos apresentarmos de um modo valorizado perante o mercado de trabalho.

Convidados: Dr. José Rocha e Eng. Augusto Bianchi de Aguiar