Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A unidade curricular pretende equipar os alunos com ferramentas que lhes permitam ter independência no delineamento de experiências e na análise e interpretação de dados biológicos. Desta forma, ao longo das aulas, toda a matéria teórica é acompanhada de momentos de teórico-práticos, em que se pretende que os alunos apliquem as ferramentas adquiridas de forma autónoma mas acompanhada: • Foram pensados exercícios, com base em perguntas científicas, que pretendem expor os alunos aos diversos tipos possíveis de delineamento experimental e às desvantagens de delineamentos experimentais sub-óptimos ou errados. • Foram delineados exercícios em R, com base em dados biológicos, que lhes permitem praticar a linguagem de programação R. • Foram delineados exercícios em R, com base em dados biológicos, que lhes permitem perceber concretamente como é obtida informação biologicamente relevante, tanto gráfica como estatística. • Para além destes exercícios, estão previstos mais dois momentos que estimulam a independência e o espírito crítico dos alunos: • Os alunos vão realizar uma leitura guiada de artigos científicos de modo a avaliar de forma crítica o delineamento das experiências e resultados apresentados. • Com base numa pergunta pensada pelos docentes e um conjunto de dados fornecido durante as aulas, os alunos irão ter que fazer uma apresentação oral onde apresentam um delineamento experimental adequado à pergunta e a correspondente análise e interpretação dos dados.