Sumários
Teórico Prática
27 Maio 2019, 13:30 • Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão
Conclusão da apresentação dos trabalhos relativos à TP5 de 25/03. Inquérito de avaliação da UC e considerações finais sobre a disciplina.
Teórica
27 Maio 2019, 12:30 • Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão
Bases de Dados – cont.: Scopus (Elsevier): potencialidades e especificidades. Pesquisa de documentos, autores, afiliações e pesquisa avançada. Outras Bases de Dados: Eurostat Database, Pordata., EU Database, Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP) e Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Teórico-Prática
20 Maio 2019, 13:30 • Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão
Teórica
20 Maio 2019, 12:30 • Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão
Perspectiva histórica sobre a determinação da estrutura das moléculas, com referência aos diferentes métodos experimentais e sua evolução ao longo do tempo. Breve referência às bases de dados estruturais de acesso livre em Química e Bioquímica: Crystallography Open Database e PDB Databank (PDBD).
(Aula dada pelo Doutor Miguel Machuqueiro, CQB/BioISI)
Teórica
13 Maio 2019, 12:30 • Filomena Elisabete Lopes Martins Elvas Leitão
Introdução à Propriedade Industrial – 3. Desenhos ou Modelos e Marcas.
3.1. Desenhos ou Modelos.
Vias de obtenção: Desenho Internacional junto da Organização Mundial da Propriedade Industrial (WIPO); Desenho comunitário junto do Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), Desenho ou Modelo Nacional. Objecto e limitações. Requisitos formais de concessão. Processo administrativo até à concessão. Âmbito de protecção e direitos conferidos. Invalidade do Desenho ou Modelo. Análises de Infração e de liberdade para comercialização. Exemplo da jurisprudência europeia. Bases de dados de desenhos.
3.2. Marcas.
Vias de obtenção: Marca Internacional junto da Organização Mundial da Propriedade Industrial (WIPO); Marca da União Europeia junto do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), Marca Nacional. Objecto e limitações. Requisitos formais de concessão. Motivos absolutos e motivos relativos de recusa. Processo administrativo até à concessão. Âmbito de protecção e direitos conferidos. Obrigatoriedade de uso da marca. Caducidade. Preclusão por tolerância. Marcas de produtos e serviços, marcas colectivas e marcas de certificação. Marcas nominativas, figurativas e mistas; sonoras, videográficas, olfactivas, de cor, de imagens em movimento, de aroma, de sabor, etc. Exemplos de marcas. Bases de dados de marcas. Análise de infração/nulidade com recurso a exemplos da jurisprudência europeia.
(Aula dada pelo Dr. João Santana Jorge, RCF)