Sumários

Realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre

26 Abril 2024, 18:00 Ana Rainho


Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2023/2024. O objetivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral. Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu projeto e dar instruções sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma proposta de projeto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto. Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 22 a 27 de março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados, os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelos docentes em pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projeto do seu grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de trabalho. Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos deverão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de congressos científicos.

Realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre

26 Abril 2024, 15:30 Ana Rainho


Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2023/2024. O objetivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral. Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu projeto e dar instruções sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma proposta de projeto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto. Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 22 a 27 de março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados, os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelos docentes em pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projeto do seu grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de trabalho. Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos deverão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de congressos científicos.

Trabalho de investigação em Ecologia Animal Terrestre

26 Abril 2024, 13:00 Ana Rainho


Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2023/2024. O objetivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral. Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu projeto e dar instruções sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma proposta de projeto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto. Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 22 a 27 de março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados, os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelos docentes em pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projeto do seu grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de trabalho. Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos deverão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de congressos científicos.

Realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento

26 Abril 2024, 10:30 Ana Rainho


Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2023/2024. O objetivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral. Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu projeto e dar instruções sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma proposta de projeto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto. Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 22 a 27 de março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados, os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelos docentes em pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projeto do seu grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de trabalho. Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos deverão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de congressos científicos.

Realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre

26 Abril 2024, 08:00 Ana Rainho


Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2023/2024. O objetivo da componente prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral. Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu projeto e dar instruções sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma proposta de projeto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto. Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 22 a 27 de março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados, os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelos docentes em pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projeto do seu grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de trabalho. Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos deverão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de congressos científicos.