Sumários
Interações entre espécies: Polinização
27 Maio 2024, 12:30 • Ana Isabel Leal
Interações
entre espécies: Polinização
Importância da polinização por animais.
Evolução planta-animal. Estratégias e adaptações de plantas e animais.
Animais polinizadores: invertebrados a
vertebrados. Exemplos de mutualismos obrigatórios na polinização.
A polinização e os serviços de ecossistema.
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
24 Maio 2024, 18:00 • Hugo Rebelo
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
Devido à natureza da cadeira
as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível
de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo
com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal,
venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano
escolar 2023/2024.
O objetivo da componente
prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação
pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de
planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de
relatório escrito e apresentação oral.
Os
alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado
de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial
com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu projeto e dar instruções
sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma
proposta de projeto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho.
Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as
suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto.
Na
quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos
previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 22 a 27 de
março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados, os
grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A
recolha de dados será acompanhada pelos docentes em pequenas reuniões com cada
grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para
além da recolha de dados para o projeto do seu grupo cada aluno tem de se
integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma
tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos
alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de
trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os
docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação
dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de
manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos deverão fazer uma
apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de
congressos científicos.
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
24 Maio 2024, 15:30 • Hugo Rebelo
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
Devido à natureza da cadeira
as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível
de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo
com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal,
venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano
escolar 2023/2024.
O objetivo da componente
prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação
pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de
planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de
relatório escrito e apresentação oral.
Os
alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado
de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial
com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu projeto e dar instruções
sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma
proposta de projeto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho.
Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as
suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto.
Na
quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos
previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 22 a 27 de
março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados, os
grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A
recolha de dados será acompanhada pelos docentes em pequenas reuniões com cada
grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para
além da recolha de dados para o projeto do seu grupo cada aluno tem de se
integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma
tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos
alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de
trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os
docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação
dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de
manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos deverão fazer uma
apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de
congressos científicos.
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
24 Maio 2024, 13:00 • Hugo Rebelo
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
Devido à natureza da cadeira
as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível
de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo
com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal,
venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano
escolar 2023/2024.
O objetivo da componente
prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação
pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de
planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de
relatório escrito e apresentação oral.
Os
alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado
de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial
com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu projeto e dar instruções
sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma
proposta de projeto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho.
Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as
suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto.
Na
quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos
previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 22 a 27 de
março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados, os
grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A
recolha de dados será acompanhada pelos docentes em pequenas reuniões com cada
grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para
além da recolha de dados para o projeto do seu grupo cada aluno tem de se
integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma
tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos
alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de
trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os
docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação
dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de
manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos deverão fazer uma
apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de
congressos científicos.
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
24 Maio 2024, 10:30 • Hugo Rebelo
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
Devido à natureza da cadeira
as aulas práticas de Ecologia Animal Terrestre não seguem um formato possível
de compatibilizar com estas entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo
com as recomendações do Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal,
venho desta forma descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano
escolar 2023/2024.
O objetivo da componente
prática da cadeira é formar os alunos na realização de trabalho de investigação
pura e aplicada em Ecologia Animal Terrestre, abordando as fases de
planeamento, recolha de dados de campo, tratamento de dados, preparação de
relatório escrito e apresentação oral.
Os
alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo trabalho será organizado
de acordo com o formato seguidamente descrito. Será feita uma reunião inicial
com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu projeto e dar instruções
sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente, os alunos escreverão uma
proposta de projeto, que deverá ser discutida numa segunda sessão de trabalho.
Na maior parte dos casos, com base nesta discussão, os alunos reformularão as
suas propostas, entregando posteriormente o documento revisto.
Na
quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o plano de trabalhos
previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo de 22 a 27 de
março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para recolher dados, os
grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das horas de luz do dia. A
recolha de dados será acompanhada pelos docentes em pequenas reuniões com cada
grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas aos locais de trabalho. Para
além da recolha de dados para o projeto do seu grupo cada aluno tem de se
integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais trabalha uma manhã ou uma
tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a experiência prática dos
alunos, que assim contactarão com um maior número de projetos e técnicas de
trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão reunir-se com os
docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e a apresentação
dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado sob a forma de
manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos deverão fazer uma
apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato semelhante ao de
congressos científicos.