Sumários
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
1 Março 2024, 18:00 • Ana Isabel Leal
Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia
Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas
entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do
Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma
descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2023/2024.
O objetivo da componente prática da cadeira é formar os
alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia
Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo,
tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.
Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo
trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será
feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu
projeto e dar instruções sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente,
os alunos escreverão uma proposta de projeto, que deverá ser discutida numa
segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão,
os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento
revisto.
Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o
plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo
de 22 a 27 de março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para
recolher dados, os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das
horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelos docentes em
pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas
aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projeto do seu
grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais
trabalha uma manhã ou uma tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a
experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de
projetos e técnicas de trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão
reunir-se com os docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e
a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado
sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos
deverão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato
semelhante ao de congressos científicos.
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
1 Março 2024, 15:30 • Ana Isabel Leal
Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia
Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas
entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do
Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma
descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2023/2024.
O objetivo da componente prática da cadeira é formar os
alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia
Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo,
tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.
Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo
trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será
feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu
projeto e dar instruções sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente,
os alunos escreverão uma proposta de projeto, que deverá ser discutida numa
segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão,
os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento
revisto.
Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o
plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo
de 22 a 27 de março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para
recolher dados, os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das
horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelos docentes em
pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas
aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projeto do seu
grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais
trabalha uma manhã ou uma tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a
experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de
projetos e técnicas de trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão
reunir-se com os docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e
a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado
sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos
deverão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato
semelhante ao de congressos científicos.
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
1 Março 2024, 13:00 • Ana Isabel Leal
Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia
Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas
entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do
Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma
descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2023/2024.
O objetivo da componente prática da cadeira é formar os
alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia
Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo,
tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.
Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo
trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será
feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu
projeto e dar instruções sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente,
os alunos escreverão uma proposta de projeto, que deverá ser discutida numa
segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão,
os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento
revisto.
Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o
plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo
de 22 a 27 de março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para
recolher dados, os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das
horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelos docentes em
pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas
aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projeto do seu
grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais
trabalha uma manhã ou uma tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a
experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de
projetos e técnicas de trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão
reunir-se com os docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e
a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado
sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos
deverão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato
semelhante ao de congressos científicos.
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
1 Março 2024, 10:30 • Ana Isabel Leal
Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia
Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas
entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do
Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma
descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2023/2024.
O objetivo da componente prática da cadeira é formar os
alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia
Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo,
tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.
Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo
trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será
feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu
projeto e dar instruções sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente,
os alunos escreverão uma proposta de projeto, que deverá ser discutida numa
segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão,
os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento
revisto.
Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o
plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo
de 22 a 27 de março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para
recolher dados, os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das
horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelos docentes em
pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas
aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projeto do seu
grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais
trabalha uma manhã ou uma tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a
experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de
projetos e técnicas de trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão
reunir-se com os docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e
a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado
sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos
deverão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato
semelhante ao de congressos científicos.
Práticas da cadeira de Ecologia Animal Terrestre (2023/2024)
1 Março 2024, 08:00 • Ana Isabel Leal
Devido à natureza da cadeira as aulas práticas de Ecologia
Animal Terrestre não seguem um formato possível de compatibilizar com estas
entradas de sumários. Por essa razão, e de acordo com as recomendações do
Conselho Científico do Departamento de Biologia Animal, venho desta forma
descrever o funcionamento das práticas da cadeira no ano escolar 2023/2024.
O objetivo da componente prática da cadeira é formar os
alunos na realização de trabalho de investigação pura e aplicada em Ecologia
Animal Terrestre, abordando as fases de planeamento, recolha de dados de campo,
tratamento de dados, preparação de relatório escrito e apresentação oral.
Os alunos serão divididos em grupos (5 a 7 alunos) cujo
trabalho será organizado de acordo com o formato seguidamente descrito. Será
feita uma reunião inicial com cada um dos grupos para selecionar o tema do seu
projeto e dar instruções sobre a preparação do plano respetivo. Seguidamente,
os alunos escreverão uma proposta de projeto, que deverá ser discutida numa
segunda sessão de trabalho. Na maior parte dos casos, com base nesta discussão,
os alunos reformularão as suas propostas, entregando posteriormente o documento
revisto.
Na quase totalidade dos casos a recolha de dados, seguindo o
plano de trabalhos previamente preparado, terá lugar durante uma saída de campo
de 22 a 27 de março. Devido ao número limitado de dias disponíveis para
recolher dados, os grupos têm de trabalhar durante a grande maior parte das
horas de luz do dia. A recolha de dados será acompanhada pelos docentes em
pequenas reuniões com cada grupo ao longo da estadia no campo e/ou em visitas
aos locais de trabalho. Para além da recolha de dados para o projeto do seu
grupo cada aluno tem de se integrar noutros dois grupos, com cada um dos quais
trabalha uma manhã ou uma tarde. O objetivo desta obrigação é diversificar a
experiência prática dos alunos, que assim contactarão com um maior número de
projetos e técnicas de trabalho.
Depois de terminar o trabalho de campo os grupos poderão
reunir-se com os docentes com o objetivo de discutir os dados, a sua análise e
a apresentação dos resultados no relatório final. Este relatório é apresentado
sob a forma de manuscrito para revista científica. Finalmente, os alunos
deverão fazer uma apresentação dos seus projetos à turma, utilizando um formato
semelhante ao de congressos científicos.