COVID19 Planificação das Aulas e procedimentos das aulas de Electrodinâmica Clássica durante o periodo de suspensão de atividades lectivas na Universidade de Lisboa

15 Março 2020, 19:51 José Pedro Oliveira Mimoso

Caras/os Alunas/os


Espero que estejam todas/os bem.


Como decerto já se aperceberam, o período de suspensão de atividades presenciais na Faculdade de Ciências, de momento determinado até 27 de Março, pode prolongar-se bastante, sem que seja possível prever com certezas quando terminará. Isso significa que temos de adoptar procedimentos alternativos e menos convencionais não só para avançarmos no curso, mas também para introduzir alguma variação  na metodologia de avaliação de conhecimentos da disciplina.


O veículo principal para prosseguirmos será o estabelecimento de inter-conexão pela internet, como já poderá ter acontecido em alguma outra das disciplinas que também frequentem. 


Na Electrodinâmica Clássica vamos fazer o seguinte:


  1. Com  antecedência divulgarei, na página moodle da disciplina, qual a matéria a ser estudada em cada aula, aulas que terão lugar no seu horário normal (excepto nalguma situação pontual devidamente avisada). Indicarei quais as secções e páginas onde podem encontrar a matéria das aulas na bibliografia e sugerir-vos-ei algumas outras fontes de estudo.
  2. No  caso presente da Electrodinâmica, revelar-se-á agora muito útil o facto de dispormos de uma bibliografia nuclear de referência  (o livro Campo Electromagnético, de F. Brito, M. Fiolhais e c. Providência) e, em articulação, as séries de problemas proporem os exercícios que estão resolvidos nessa bibliografia. Será pois extremamente conveniente que todos tenham acesso ao texto desse livro (verifiquem junto dos colegas como aceder a ele, se não dispõem do livro; muito de vós, estou persuadido, já têm essa fonte bibliográfica).
  3. Tenho também vindo a colocar na página moodle  interligações a vídeos de aulas sobre vários pontos da matéria que encontram na www e que vos recomendo vejam para complementar a exposição  da matéria nas nossas videoconferências.
  4. Disponibilizarei, também na pagina moodle, apresentações em pdf com o essencial de cada aula. 
  5. As aulas serão dadas nos seus horários normais em sessões zoom de 40-50 mins, eventualmente prolongáveis, nas quais partilharei convosco as apresentações e farei uma exposição da matéria nelas contida e poderei responder a duvidas que os participantes me coloquem.
  6. No que respeita às aulas TPs elas realizar-se-ão também via zoom e após indicação prévia de quais os exercícios ou exemplos a resolver, será feita a discussão das soluções que encontram no livro já referido ou que eu entretanto terei já disponibilizado.
  7. No que respeita à avaliação vamos, para já, manter a metodologia baseada na realização de dois testes e exames. O que faremos será modificar o calendário da realização dos testes e assim o primeiro teste não será em Abril, mas de momento vamos desloca-lo para o dia 29 de Maio pelas 17h30, sendo que o segundo teste terá então lugar em simultáneo com o exame da Época Normal, na primeira 1h30 daquele, tal como é comum fazer em muitas disciplinas na Fcul. Naturalmente, que este adiamento do 1º teste se baseia na perspectiva optimista que a crise do COVID-19 se ameniza até meados de Maio. Se não for o caso, faremos os ajustes necessários “sobre a marcha”.



Em paralelo (mas em separado) disponibilizo o calendário e programação das aulas das próximas semanas de aulas na página moodke.


Espero ter sido o mais esclarecedor possível. Se tiverem quaisquer dúvidas, não deixem de coloca-las no forum que criarei para esse efeito na pagina moodle.


Boa continuação de época de prevenção ao virus. E desde já obrigado pela vossa compreensão para alguma falha que a metodologia anteriormente exposta possa registar nestas primeiras semanas em que a poremos rm pratica.


José Pedro Mimoso