Leis de Maxwell no regime não-estacionário (I).

18 Março 2020, 12:00 José Pedro Oliveira Mimoso

Aula realizada via zoom. Leis de Maxwell no regime não-estacionário:

  1. Recordar a lei de continuidade e que no caso estacionário se tem $\nabla\, . \,\vec{j}=0$. (Eqs nos 2.36 e 2.37 do BFP)
  2. Derivação das eqs. de Maxwell $\nabla \times  \vec{B} = \mu_0 \vec{j}$, passando por $\nabla^2{A}= -\mu_0 \vec{j}$. (Parte final da secção 2.2 de BFP,  de 2.38 até ao final dessa secção).
  3. Generalização das equações de Maxwell ao estado não estacionário em que $\nabla\, . \, \vec{j} \neq 0$ (\neq = not equal to), ou seja, em que $\nabla \vec{j}= -\frac{\partial \rho}{\partial t}$. (Secção 2.3 de BFP). 
  4. Notem que vou usei aqui  a notação matemática do LaTeX, e no que se segue vou adoptá-la. Podem gerar as equações descarregando o programa Latexit (Mac) que é gratuito e que é um pequeno editor e gerador de equações escritas em LaTeX. Com copy and paste das equações entre $…$ e a sua inserção na caixa de edição do programa Latexit,  geram a equação fazendo Ctrl-T. Existem análogos ao Latexit para widows ou linux, por exemplo o Laeqed (http://www.thrysoee.dk/laeqed/). Notem ainda que o LaTeX, descendente do TeX, genialmente criado por D. Knuth, é um programa gratuito que existe para todos os sistemas operativos e que gera as melhores edições de  equações matemáticas   no “mercado”. Vejam os links:https://www.macupdate.com/app/mac/17889/latexithttps://latex.org/forum/viewtopic.php?t=25121  e para o LaTeX https://www.latex-project.org/, https://miktex.org/download e BFP).