Sumários
Aula 1
17 Novembro 2022, 16:32 • Rui Ricardo Peixoto
Apresentação, organização e enquadramento do curso.
Aula 4
17 Novembro 2022, 16:32 • Rui Ricardo Peixoto
Padrões de consumo. Factores que influenciam o consumo. Estrutura de consumo e sua evolução. A Sociedade de consumo.
Aula 6
17 Novembro 2022, 16:32 • Rui Ricardo Peixoto
A Produção de bens e serviços. O capital - noções e tipos de capital. A combinação dos factores de produção. Análises de curto e longo prazo do efeito da combinação os factores de produção. A eficácia e optimização da combinação produtiva. Produtividade.
Aula 10
17 Novembro 2022, 16:32 • Rui Ricardo Peixoto
Como se obtêm as curvas de procura e oferta para um mercado. A relação entre a curva da oferta e o Custo de Produção Marginal. Mecanismos de mercado. como interactuam a procura e a oferta. O ponto de equilíbrio entre oferta e procura: a "Cruz Marshalliana". Excesso de oferta e excesso de procura. O factor racionalidade na definição das curvas de procura e oferta e o fator de equiíbrio introduzido pelos mercados. O modelo ideal do mercado de concorrência perfeita e suas características. Modelos de concorrência imperfeita: mercado de concorrência, de concorrência monopolista, monopólios e oligopólios.
Aula 5
17 Novembro 2022, 16:32 • Rui Ricardo Peixoto
A Produção de bens e serviços. Bens - noções e classificação. Os sectores de actividade económica. Factores de produção: recursos naturais, trabalho e capital. A população, força de trabalho e consumidores, como base de toda a actividade económica.