Sumários

Aula 15

17 Novembro 2022, 16:32 • Rui Ricardo Peixoto

 Investimento na UE. O Investimeto Directo Estrangeiro em Portugal. Investimento em Investigação e desenvolvimento em Portugal, na UE e no Mundo. A Produção industrial na UE. Produção da Indústria Química. A Função Produção na Empresa. Organização e serviços que compõem a produção numa empresa industrial. O reflexo do Ambiente Económico na Produção, a evolução do paradigma da produção e as suas consequências.


Aula 5

17 Novembro 2022, 16:32 • Rui Ricardo Peixoto

A Produção de bens e serviços. Bens - noções e classificação. Os sectores de actividade económica. Factores de produção: recursos naturais, trabalho e capital. A população, força de trabalho e consumidores, como base de toda a actividade económica.


Aula 17

17 Novembro 2022, 16:32 • Rui Ricardo Peixoto

Sistemas de gestão e palneamento da produção, MRP, e gestão empreserial, ERP. O SAP como exemplo de um sistema ERP. O Controlo da produção. Controlo de custos, de qualidade e de stocks. As tipologias de produção.


Aula 10

17 Novembro 2022, 16:32 • Rui Ricardo Peixoto

Como se obtêm as curvas de procura e oferta para um mercado. A relação entre a curva da oferta e o Custo de Produção Marginal. Mecanismos de mercado. como interactuam a procura e a oferta. O ponto de equilíbrio entre oferta e procura: a "Cruz Marshalliana". Excesso de oferta e excesso de procura. O factor racionalidade na definição das curvas de procura e oferta e o fator de equiíbrio introduzido pelos mercados. O modelo ideal do mercado de concorrência perfeita e suas características. Modelos de concorrência imperfeita: mercado de concorrência, de concorrência monopolista, monopólios e oligopólios.


Aula 6

17 Novembro 2022, 16:32 • Rui Ricardo Peixoto

A Produção de bens e serviços. O capital - noções e tipos de capital. A combinação dos factores de produção. Análises de curto e longo prazo do efeito da combinação os factores de produção. A eficácia e optimização da combinação produtiva. Produtividade.