Sumários

Realização do trabalho laboratorial TL9 – Gases ideais. Máquina térmica.

3 Dezembro 2025, 09:00 José Maneira

Conforme planificação apresentada na plataforma Moodle, realizou-se o trabalho laboratorial TL9 - " Gases ideais. Máquina térmica.”. A aula foi realizada a 3/12/25, entre as 9h e as 12h, como compensação pelo feriado de dia 1/12/25, tendo esta substituição sido comunicada via Moodle.


Lei dos gases ideias

2 Dezembro 2025, 10:00 Mário Manuel Silveira Rodrigues

Estudo dos gases ideais. Estudo de uma máquina térmica.


Realização do trabalho laboratorial TL8 – 1ª Lei da Termodinâmica: Equivalente mecânico e elétrico da caloria

28 Novembro 2025, 09:00 Ana Marques

Conforme planificação apresentada na plataforma Moodle, realizou-se o trabalho laboratorial TL8 - "1ª Lei da Termodinâmica: Equivalente mecânico e elétrico da caloria".


T12 - Gás ideal. Máquinas térmicas.

27 Novembro 2025, 13:30 Maria Margarida Cruz

Lei de Boyle-Mariotte. Lei de Charles. Lei de Gay-Lussac. Leide Avogrado. Equação de estado dos gases ideais. A energia interna de um gás ideal.Teoria cinética e definição de pressão. Pressão zero define zero absoluto. O termómetro de gás a ser usado no trabalho experimental. Transformações termodinâmicas para um gás ideal: isotérmicas, isobáricas, adiabáticas e isocóricas. Máquinas térmicas. Trabalho termodinâmico num ciclo de uma máquina térmica. Descrição da máquina térmica a ser usado no trabalho experimental.


equivalentes electricos e mecânicos da caloria

27 Novembro 2025, 09:00 Manuel Adler Sanchez de Abreu

equivalentes electricos e mecânicos da caloria