Descrição:
A unidade curricular de Fisiologia pretende introduzir o aluno ao estudo integrado das funções biológicas nos organismos superiores com particular ênfase no conhecimento da fisiologia humana, em particular no domínio das ciências da vida e da saúde.
Abordando o funcionamento normal e integrado dos diversos órgãos e sistemas são postos em perspetiva muitos dos conhecimentos até aqui adquiridos, na Biologia Celular e Bioquímica, introduzindo-se também as bases de anatomia e histologia funcional necessários à compreensão dos temas lecionados.
Nesta unidade curricular faz-se a introdução ao estudo da Fisiologia abordando a noção de homeostasia, fazendo referência aos principais mecanismos e sistemas de regulação homeostática e destacando o papel do sistema nervoso autónomo e do sistema endócrino. São introduzidas as bases celulares e moleculares da Fisiologia Geral e fisiologia dos tecidos excitáveis no sistema nervoso e muscular. Inicia-se ainda o estudo da Fisiologia dos órgãos e sistemas abordando o funcionamento do sistema cardiovascular, do sistema respiratório, do sistema gastrointestinal e do sistema renal. Desta forma, pretende-se estabelecer, no aluno, as bases de conhecimento fisiológico essenciais à compreensão das diversas funções básicas do organismo. Na fase final do programa, introduzem-se de forma não exaustiva alguns temas da Fisiologia de Integração, ou seja, a regulação integrada das funções fisiológicas pelo sistema nervoso central e pelo sistema endócrino.