Métodos de Ensino e Avaliação

TEÓRICA O livro de texto adotado (Faber) privilegia uma exposição rigorosa dos princípios da dinâmica de fluidos, matematicamente não sofisticada, de um conjunto muito alargado de problemas em várias áreas da Física e da Engenharia. Um número significativo das aplicações tratadas no livro de texto são o ponto de partida para os problemas a resolver nas aulas-teórico práticas e/ou na avaliação contínua. TEÓRICO-PRÁCTICA A componente teórico-prática inclui a resolução analítica de alguns problemas inspirados em sub-seções do livro de texto (Faber) em temas desenvolvidos nas aulas teóricas. As (cinco) séries de problemas incluem ainda problemas inspirados no livro de Acheson e em livros com um foco em aplicações. Alguns destes problemas poderão ser resolvidos numericamente, em particular para testar as aproximações e/ou os limites usados nas soluções analíticas. AVALIAÇÃO Exame (50%) e avaliação contínua (50%). A componente de avaliação contínua consiste na resolução de mini-testes durante as TPs em semanas alternadas. Serão propostas para resolução seis questões, baseadas nos problemas das séries e nas aulas T, com início na semana 3. É obrigatória a entrega de pelo menos de 5 mini-testes e a presença em pelo menos 2/3 das aulas TPs. Os mini-testes tem pesos iguais. Em alternativa a avaliação consiste na realização do exame final. O exame é o mesmo nas duas modalidades de avaliação.