Sumários

Quinta e última saída de campo em Fanhões: corte norte sul no sector central, chave da área em estudo

11 Maio 2021, 08:00 Filipe Medeiros Rosas

Corte N-S com reconhecimento detalhado da estrutura na unidade das margas. Discussão e interpretação com base em elaboração de diversos esquemas para as várias hipóteses de explicação da estrutura detectada. Ligação/comparação com o corte (de orientação sub-paralela) realizado na terceira saída: discussão das possíveis hipóteses explicativas para a falta de concordância estrutural entre estas duas geo-transversais.


Quarta saída de campo em Fanhões: reconhecimento de chaminés vulcânicas

10 Maio 2021, 08:00 Filipe Medeiros Rosas

Corte geológico com vista ao reconhecimento de várias chaminés ou "plugs" vulcânicos intrusivos. Reconhecimento da estrutura de colapso envolvente. Realização de esquemas interpretativos em corte e em planta. Recapitulação e enquadramento no contexto do trabalho de cartografia em curso.


Terceira saída de campo em Fanhões: corte geológico no segundo sector chave

8 Maio 2021, 08:00 Filipe Medeiros Rosas

Corte geológico N-S para detectar a duplicação da unidade dos calcários cristalinos. Elaboração de esquemas interpretativos, com as várias hipóteses de explicação: e.g., tectónicas (falha ou dobra), erosivas-relacionadas com a formação de um paleorelevo. Discussão e recapitulação das estruturas observadas, enquadramento no contexto geral da cartografia em curso.


Segunda saída de campo em Fanhões: cartografia do primeiro sector chave

7 Maio 2021, 09:00 Filipe Medeiros Rosas

Reconhecimento cartográfico de uma falhas através do arrepiamento dos estratos junto ao encosto do contacto de falha. Corte geológico N-S num sector chave da area de estudo com reconhecimento cartográfico geral da estrutura na unidade das margas. Elaboração de esquemas síntese. Discussão e recapitulação das estruturas observadas e da sua importância no contexto geral da cartografia a levar a cabo.


Primeira saída de campo em Fanhões: introdução ao trabalho a realizar

30 Abril 2021, 09:00 Filipe Medeiros Rosas

Princípios, instrumentos e métodos gerais de abordagem ao trabalho de campo: diferentes tipos de bússolas e metodologias de orientação.

Reconhecimento no campo da sequência de transição da unidade dos calcários margosos para a unidade do calcários cristalinos. Localização, observação das rochas (diferentes fácies de calcários margosos), medições da atitude da estratificação com bússola analógica e digital e elaboração de um corte geológico expedito.

Reconhecimento em afloramento da base da unidade dos calcários cristalinos: o critério estratigráfico de ocorrência (e respectiva observação) de praeoalveolinas.

Critérios cartográficos, de abundância relativa de calhaus e geomorfológico (degrau ou ressalto morfológico), para a marcação de limites geológicos. Aplicação ao limite entre a unidade dos calcários e dos conglomerados e entre estes últimos e o CVL ao longo de uma vertente de uma linha de água a sudeste da área de trabalho. Discussão e levantamento de dúvidas.