Sumários

Aula 8

24 Abril 2024, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas


Contaminação de sedimentos. Avaliação das classes de contaminação de acordo com a Portaria 1450/2007. Normalização textural. Valores de fundo e valores geogénicos. Amostras de referência globais, regionais e locais. Determinação de fatores de enriquecimento.

Aula 7

17 Abril 2024, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas


Contaminação de sedimentos. Contaminação versus poluição. Fontes naturais e antrópicas, pontuais e difusas. Análise dos dados da distribuição do teor em metais pesados no estuário do Sado e potenciais fontes de poluição. Correlação dos metais com a textura e teor de matéria orgânica.

Aula 6

10 Abril 2024, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas


Principais problemas ambientais e de gestão/ordenamento dos ambientes de transição. Abertura do canal da Lagoa de Santo André em 2024.

Sedimentos - balanço de massa, fontes e sumidouros. Fontes internas e fontes externas, continentais e marinhas, influência antrópica. Padrões de sedimentação. Composição dos sedimentos (componente minerogénica, carbonatada, orgânica). Seletividade hidrodinâmica dos processos de transporte e padrão de sedimentação das lagunas/estuários. Fatores condicionantes, padrão de sedimentação, influência da sedimentação na morfologia.

Resolução de exercício sobre contaminação de sedimentos em ambiente estuarino. O caso do estuário do Sado. Análise dos dados de textura e composição (matéria orgânica e carbonato de Ca) dos sedimentos e da distribuição do teor em elementos maiores (Al, Si e Ca). 

Palestras sobre a temática das Dunas:

  • Coastal dune dynamics: to move or not to move - Derek Jackson (Ulster University)
  • The protective role of coastal dunes against flooding and erosion - M. Luísa Martinez (Instituto de Ecologia)
  • Modeling Coastal Dune Dynamics Under Climate Change - Haim Tsoar (Ben-Gurion University of the Negev)

Aula 5

27 Março 2024, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas


Ambientes de transição: Contexto global de formação e sua importância. Definição de estuário e classificação de acordo com as características geomorfológicas. Definição de laguna e classificação de acordo com a origem geológica das depressões e da barreira e de acordo com os processos dominantes. Interação dos sistemas de transição com o oceano e o continente. Litorais de barreira. Tipos de barreiras: barreiras soldadas, restingas e ilhas-barreira. Barras de maré.

Principais problemas ambientais e de gestão/ordenamento dos ambientes de transição - Dragagens de manutenção dos canais de maré e de abertura dos sistemas lagunares.

Barras de maré permanentes e efémeras. Abertura das barras de maré natural e artificial. Principais fatores que controlam o tempo de atividade de uma barra de maré efémera.

Condições para avaliar o sucesso da abertura artificial. Relação entre a plano de água lagunar e o nº de dias de barra aberta em anos pluviosos e anos secos.

Realização de exercício sobre a abertura da Lagoa de Santo André para o ano de 2024.

Aula 4

20 Março 2024, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas


Determinação do teor de CaCO3 (pelo método gasométrico usando um calcímetro) e de matéria orgânica por queima na mufla (LOI) das amostras de praia/duna.

Tratamento dos resultados das granulometrias de areia utilizando o software GRADISTAT para cálculo das estatísticas da distribuição granulométrica – média, desvio padrão, assimetria e curtose. Cálculo do teor de matéria orgânica e do teor de Ca. Interpretação dos resultados e estabelecimento de conclusões.