Sumários

Aula TP 9

8 Maio 2024, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas


T

Saída de campo.

8:30 h - Saída da FCUL. Ponto de encontro – Globo do C6.

10:00 h – Sapal da Marateca.

14:30 h – Regresso à FCUL.

16:00 – Chegada à FCUL.

 Atividades de campo no sapal da Marateca. Elementos morfológicos e plantas do domínio de baixo e alto sapal. Raso de maré. Recolha de plantas em quatro locais de amostragem para determinação do C azul. Os sedimentos de sapal como fonte de informação da evolução destes ambientes. Utilização do amostrador trado para recolha de sedimento em perfis de 1m de profundidade em ambiente de raso de maré, alto e baixo sapal. Recolha de amostras com amostrador cilíndrico para determinação da densidade do sedimento. Recolha de água no canal da Marateca. Determinação das coordenadas e cotas dos 4 pontos de amostragem com recurso a DGPS. 

Aula 8

24 Abril 2024, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas


Contaminação de sedimentos. Avaliação das classes de contaminação de acordo com a Portaria 1450/2007. Normalização textural. Valores de fundo e valores geogénicos. Amostras de referência globais, regionais e locais. Determinação de fatores de enriquecimento.

Aula 7

17 Abril 2024, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas


Contaminação de sedimentos. Contaminação versus poluição. Fontes naturais e antrópicas, pontuais e difusas. Análise dos dados da distribuição do teor em metais pesados no estuário do Sado e potenciais fontes de poluição. Correlação dos metais com a textura e teor de matéria orgânica.

Aula 6

10 Abril 2024, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas


Principais problemas ambientais e de gestão/ordenamento dos ambientes de transição. Abertura do canal da Lagoa de Santo André em 2024.

Sedimentos - balanço de massa, fontes e sumidouros. Fontes internas e fontes externas, continentais e marinhas, influência antrópica. Padrões de sedimentação. Composição dos sedimentos (componente minerogénica, carbonatada, orgânica). Seletividade hidrodinâmica dos processos de transporte e padrão de sedimentação das lagunas/estuários. Fatores condicionantes, padrão de sedimentação, influência da sedimentação na morfologia.

Resolução de exercício sobre contaminação de sedimentos em ambiente estuarino. O caso do estuário do Sado. Análise dos dados de textura e composição (matéria orgânica e carbonato de Ca) dos sedimentos e da distribuição do teor em elementos maiores (Al, Si e Ca). 

Palestras sobre a temática das Dunas:

  • Coastal dune dynamics: to move or not to move - Derek Jackson (Ulster University)
  • The protective role of coastal dunes against flooding and erosion - M. Luísa Martinez (Instituto de Ecologia)
  • Modeling Coastal Dune Dynamics Under Climate Change - Haim Tsoar (Ben-Gurion University of the Negev)

Aula 5

27 Março 2024, 13:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas


Ambientes de transição: Contexto global de formação e sua importância. Definição de estuário e classificação de acordo com as características geomorfológicas. Definição de laguna e classificação de acordo com a origem geológica das depressões e da barreira e de acordo com os processos dominantes. Interação dos sistemas de transição com o oceano e o continente. Litorais de barreira. Tipos de barreiras: barreiras soldadas, restingas e ilhas-barreira. Barras de maré.

Principais problemas ambientais e de gestão/ordenamento dos ambientes de transição - Dragagens de manutenção dos canais de maré e de abertura dos sistemas lagunares.

Barras de maré permanentes e efémeras. Abertura das barras de maré natural e artificial. Principais fatores que controlam o tempo de atividade de uma barra de maré efémera.

Condições para avaliar o sucesso da abertura artificial. Relação entre a plano de água lagunar e o nº de dias de barra aberta em anos pluviosos e anos secos.

Realização de exercício sobre a abertura da Lagoa de Santo André para o ano de 2024.