Aula TP 10

9 Maio 2017, 19:00 Maria da Conceição Pombo de Freitas

O caso de estudo da Fonte da Telha. Introdução ao exercício de aplicação, estrutura do exercício. Determinação de cenário de maré mais desfavorável para avaliação da perigosidade associada ao galgamento, inundação e erosão – fixação da cota de referência para o nível do mar afectado pela maré. Conceito de nível médio do mar e de zero hidrográfico.

A sobreelevação de tempestade: breve referência aos trabalhos de caracterização deste fenómeno no litoral nacional e quantificação de um cenário de sobreelevação plausível na área de estudo. Determinação  da cota de referência do nível do mar afectado pela maré e pela sobreelevação.

Ondas rebentadas e runup. A importância do conheciento de estatísticas sobre a distribuição da altura significativa e período das ondas para avaliação do run-up. A influência da morfologia local (com relevo para a inclinação da superfície inundada) na modulação do run-up. Escolha dos parâmetros hidrodinâmicos característicos de uma tempestade para resolver a expressão empírica de determinação de run-up.