Sumários
G. Costeira T xxx
11 Maio 2022, 13:00 • César Augusto Canêlhas Freire de Andrade
Aula não leccionada por sobreposição com campanha de terreno fora de lisboa.
G Costeira TP 9
4 Maio 2022, 15:00 • César Augusto Canêlhas Freire de Andrade
PL – Execução do ensaio granulométrico de 4 amostras de sedimento colhidas no terreno. Avaliação do erro de ensaio.
G. Costeira T9
4 Maio 2022, 13:00 • César Augusto Canêlhas Freire de Andrade
Fundamentos do método de análise granulométrica. Escalas dimensionais, incluindo a escala Fi. Procedimento laboratorial – o método da peneiração. Representação dos resultados, sob a forma de curvas de frequência relativa e acumulada. Vantagens do uso dea diistribuição acumulada, da adopção de escala dimensional logarítimica (fi) em abcissas e escla de Gumbel em ordenadas..
G. Costeira TP 8
27 Abril 2022, 15:00 • César Augusto Canêlhas Freire de Andrade
TP - Introdução ao estudo da erosão em contextos de arriba – o caso de estudo da praia da Falésia. Descrição da região, importância da erosão enquanto factor de risco costeiro. Definição de indicador (crista) da arriba e de referências estáticas no terreno em dois levantamentos desfasados no tempo. Marcação de referências e teste à escala das imagens.
Traçado do indicador (crista) no levantamento mais recente e mais antigo. Metodologia para segmentação em sectores homogéneos do ponto de vista altimétrico.
G. Costeira T8
27 Abril 2022, 13:00 • César Augusto Canêlhas Freire de Andrade
(T) Métodos de caracterização da evolução de arribas: pinos de erosão, levantamentos topográficos, comparação de imagens – vantagens e inconvenientes. A comparação de mapas e fotos desfasadas no tempo – indicador e referências fixas.
Erosividade e erodibilidade em contexto de litroal de arriba: actividade das ondas sobre a afachada exposta e resistência do maciço rochoso. Cisalhamento, pressão, abrasão, compressão/descompressão alternadas da atmosfera do maciço e a dehradação da resistência mecânica. O ciclo de sub-escavação, alargamento de sapas, instabilização, colapso. Depósitos de sopé, função reguladora do tempo decorrido entre dois episódios consecutivos de colapso. Factores reguladores externos e internos (Litologia, fracturação, meteorização).