Sumários

G. Costeira T5

30 Março 2022, 13:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Tendências de evolução observadas nas praias da Cova Gala e Figueira da Foz recorrendo a imagens desfasadas no tempo, disponibilizadas pelo Google Earth. Recapitulação do conceito de profundidade de fecho. Métodos de determinação. Fundamentos do método de sobreposição de perfis topohidrográficos.

Variabilidade sazonal e tendência de evolução da praia subaérea de São João, como documentada pelos dados de monitorização trimestral obtidos entre 2007 e 2019. Interpretação da representação gráfica da evolução no tempo do volume retido em cada perfil de monitorização, em termos de sazonalidade e de tendência. 


P Costeiros TP4

23 Março 2022, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

TP – Conclusão d processamento de dados obtidos no campo: construção do perfil topográfico e legendagem; Introdução ao guião da 1º trabalho para avaliação; discussão das questões levantadas nesse guião.

 TL – Quarteamento de amstras colhidas na praia. Determinação do teor em carbonato de cálcio – fundamento do método, processamento de amostras. 


P Costeiros T4

23 Março 2022, 13:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Variabilidade e dinâmica longitudinal de praias, componente longtudinal de energia na rebentação e correntes longitudinais. Desfasamento angular entre espraio e ressaca, estabelecimento de correntes de deriva e deriva litoral. Transporte longilitoral em épocas de mar calmo e tempestade. Componentes da deriva e resíduo. Clima de agitação e persistência de resíduos significativos da deriva litoral. Confronto com a magnitude de fontes sedimentares e tendências de evolução. Interposição de barreiras à deriva litoral e transferência do recuo para segmentos adjacentes. Exemplos da praias de São João, Quarteira-Vilamoura, Vale de Lobo e Forte Novo. Estruturas pesadas (esporões e defesas aderentes) e impactos nas praias adjacentes. Soluções de adaptação à erosão costeira: não actuar; recuo programado; defesas aderentes; defesas projectadas; alimentação artificial. 


G Costeira T3

16 Março 2022, 15:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Praias: conteúdos  morfossedimentares principais: praia submarina e subaérea. Bancos de rebentação e de espalho (sistemas de lomba-canal). Face de praia, bermas, cristas e escarpas. Leques de galgamento.

A morfodinâmica de praias. Variabilidade sazonal. Reversibilidade, escala temporal, processos de transporte transversal, resíduo nulo. Variabilidade de escala temporal longa. Irreversibilidade, escala temporal, transporte longitudinal, tendências de evolução.

Variabilidade sazonal – o ciclo de tempestade – calmaria. Eosão, alongamento do perfil  e formação de barras de rebentação; recuperação, retorno de sedimento à praia subaérea, barras de espalho, migração e soldadura ao perfil herdado. Perigosidade e risco associados à variablidade sazonal.


G. Costeira TP3

16 Março 2022, 13:00 César Augusto Canêlhas Freire de Andrade

Processamento de dados de agitação e sedimentológicos obtidos no campo. Processamento de dados topográficos – construção e legenda do perfil de praia. Determinação da cota média e desvio-padrão dos dados da linha de espraio e da linha de costa.