Sumários
Trabalho final (aula dada à distância via plataforma Zoom devido à situação de emergência suscitada pela pandemia de COVID19)
28 Maio 2020, 08:00 • Filipe Medeiros Rosas
Apresentação, discussão e avaliação do trabalho final.
26ª Aula Teórica
27 Maio 2020, 11:00 • Maria Carla Ribeiro Kullberg
COVID-19 – Aulas Presenciais suspensas na ULisboa – produção de Tutoriais específicos afixados na plataforma moodle
Interacção Sistema Tectónico / Sistema Climático:
(i) A evolução das paisagens terrestres: formas de erosão e formas de enchimento; Exemplos de adaptação morfológica a levantamento tectónico (“uplift”);
(ii) Controlos geológicos da variação do nível do mar: eustáticos e tectónicos. Registo geológico das variações do nível do mar. Impacto da variação do nível do mar.
Leituras recomendadas:
[1] Grotzinger, Jordan, Press & Siever (2007) - Understanding Earth. W.H. Freeman & Co. (5ª ed.), 579 p. [Cap. 22 & 10]
[2] http://www.tulane.edu/~sanelson/eens1110/index.html [Cap. 23] e [revisão dos capítulos anteriores – 16, 17, 18, 19, 21 & 22, Disponíveis no Moodle]
[3] Sea Level & Climate Change + Plate Tectonics and Global Impacts - vídeos, disponíveis no moodle
Outros Vídeos recomendados – (ver no moodle):
[4] Basic Plate Tectonics | [5] Earth Layers & Isostasy | [6] Plate Boundaries & Tectonic plates (IRIS)
25ª Aula Teórica
25 Maio 2020, 11:00 • Maria Carla Ribeiro Kullberg
COVID-19 – Aulas Presenciais suspensas na ULisboa – produção de Tutoriais específicos afixados na plataforma moodle
Realização do 3º Mini Teste Teórico, com consulta (contribuição de 25% para a Nota Teórica)
Aula nº 12 (não presencial COVID 19)
21 Maio 2020, 14:00 • João Cascalho
Continuação do esclarecimento de dúvidas relativamente ao trabalho de grupo a apresentar no início de Junho.
13ª Aula Prática
21 Maio 2020, 13:00 • Paulo Emanuel Talhadas Ferreira da Fonseca
Aula não leccionada presencialmente, em conformidade com as orientações da Reitoria da Universidade de Lisboa de 09 de Março e o Despacho D/14/2020 de 10 de Março, do Director de Ciências.