Sumários

Aula Prática 07

5 Abril 2023, 16:30 José Eduardo de Oliveira Madeira


Análise morfológica da região de Penacova (conclusão). Execução de esboço geomorfológico. Geologia regional e sua relação com a morfologia.

Aula Prática 07

4 Abril 2023, 17:00 José Eduardo de Oliveira Madeira


Análise morfológica do mapa de Penacova (conclusão). Execução de esboço geomorfológico. Geologia regional e sua relação com a morfologia identificada.

Teste de frequência

4 Abril 2023, 12:00 José Eduardo de Oliveira Madeira


Realização do 1º teste de frequência teórico da avaliação contínua.

Aula Prática 07

3 Abril 2023, 17:00 José Eduardo de Oliveira Madeira


Conclusão da análise do mapa de Penacova. Conclusão do esboço geomorfológico. Geologia e estrutura da região e sua relação com a morfologia.

Aula teórica 13

3 Abril 2023, 12:00 José Eduardo de Oliveira Madeira


Desenvolvimento das redes de drenagem. Rede e bacia hidrográficas. Análise de bacias hidrográficas. Horton e a análise geométrico-quantitativa. Classificações genética e estrutural das linhas de água. O modelo do "Ciclo Geográfico" de Davies. Desenvolvimento da rede hidrográfica segundo Davies: rios consequentes, subsequentes, obsequentes e resequentes. Reorganização e hierarquização das redes hidrográficas. A eliminação de linhas de água. A captura fluvial: captura por divagação e extravasamento; captura por recuo de cabeceira. As evidências morfológicas de uma captura fluvial. A classificação estrutural das linhas de água: rios cataclinais, ortoclinais e anaclinais.