Sumários

Aula Prática 06

29 Março 2023, 16:30 José Eduardo de Oliveira Madeira


Continuação da análise morfológica do mapa de Penacova. Execução de perfil projectado. 

Aula Prática 06

28 Março 2023, 17:00 José Eduardo de Oliveira Madeira


Continuação da análise morfológica do mapa de Penacova. Execução de perfil projectado. 

Aula teórica 12

28 Março 2023, 12:00 José Eduardo de Oliveira Madeira


O traçado dos canais fluviais: canais rectilíneos, sinuosos, meandriformes e anastomosados. O Índice de sinuosidade. Meandros divagantes e de vale. Descrição geométrica de meandros. Relação geométrica entre parâmetros de meandros. Meandrização de canais rectilíneos. Evolução de meandros encaixados para meandros divagantes. Ligações directas e formação de lagos em ferradura. Terraços fluviais. Estrutura de terraços fluviais: terraços erosivos e terraços deposicionais. Causas para a formação de terraços: terraços eustáticos, climáticos e tectónicos. As flutuções climáticas do Quaternário e a génese de terraços. Relação entre morfologias dos perfis transversal e longitudinal associadas à formação de terraços fluviais. Morfologias fluviais policíclicas.

Aula Prática 06

27 Março 2023, 17:00 José Eduardo de Oliveira Madeira


Continuação da análise morfológica do mapa de Penacova. Execução de perfil projectado. Início da execução de esboço morfológico.

Aula Teórica 11

27 Março 2023, 12:00 José Eduardo de Oliveira Madeira


O transporte de partículas nas correntes fluviais. Carga flutuante, dissolvida, suspensa e de fundo. Caracterização dos rios como agentes de transporte: competência e capacidade. Os rios como agentes erosivos. Velocidade crítica de erosão: as curvas de Hjulström. Erosão em leitos aluviais e de fundo rochoso. Processos de erosão em leitos de fundo rochoso: corrosão, corrasão e acção hidráulica. O leito das linhas de água: leito ordinário, leito de inundação e leito de estiagem.