Sumários

3ª aula prática da TP21

14 Março 2022, 15:00 Maria Carla Ribeiro Kullberg

Uso geométrico da rede de Projecção Estereográfica em Geologia Estrutural (rede de Schmidt): inclinação aparente; relações entre pólos de planos perpendiculares; Diagrama  β (  beta) e Diagrama  π (  pi) para determinação da atitude da linha de charneira de dobras cilíndricas. Determinação da projecção ortográfica de uma linha num plano; ângulos entre linhas, entre planos e entre uma linha e um plano; linhas bissectrizes e planos bissectores.  Exercícios de aplicação

Referência Bibliográfica:

[PR Leyshon & R Lisle, 1996]


Por motivos de doença (baixa média) esta aula não pode ser dada nesta data, mas sim nos dias 28 e 29 de Março

14 Março 2022, 13:00 Filipe Medeiros Rosas

Aula compensada por duas sessões teóricas de 30 min acrescentadas às aulas teóricas dos dias 28 e 29 de Março (sessões #1 e #2 na presente lista de sumários).


3ª aula prática da TP22

9 Março 2022, 14:00 Maria Carla Ribeiro Kullberg

Uso geométrico da rede de Projecção Estereográfica em Geologia Estrutural (rede de Schmidt): inclinação aparente; relações entre pólos de planos perpendiculares; Diagrama β ( beta) e Diagrama π ( pi) para determinação da atitude da linha de charneira de dobras cilíndricas. Determinação da projecção ortográfica de uma linha num plano; ângulos entre linhas, entre planos e entre uma linha e um plano; linhas bissectrizes e planos bissectores. Exercícios de aplicação


Referência Bibliográfica:

[PR Leyshon & R Lisle, 1996]


Continuação do estudo da projecção esferográfica em Geologia Estrutural

9 Março 2022, 10:00 Filipe Medeiros Rosas

Noção de pólo de um plano. Explicação do modo segundo o qual em projecção estereográfica, dado um plano se encontra o respectivo pólo e vice-versa. Explicação das seguintes construções em projecção esferográfica:


1) Determinação do ângulo entre duas linhas;
2) Determinação do ângulo entre dois planos;
3) Determinação do ângulo entre uma linha e um plano;
4) Projecção ortogonal de uma linha num plano;

Resolução de exercícios e levantamento de dúvidas.


Comportamento viscoso: a equação da viscosidade de Newton

8 Março 2022, 12:00 Filipe Medeiros Rosas

Equação da viscosidade de Newton: descrição e discussão da experiência clássica de Newton com líquidos viscosos. A dicotomia fundamental entre tensão ("stress") e distorção ("strain") em Geologia Estrutural: formalização simplificada/incompleta (i.e., ainda sem recurso ao conceito de tensor) destes dois conceitos.


Análise dimensional (com base nas unidades fundamentais subjacentes) do conceito de "strain"; realização da sua equivalência com a variação da velocidade ao longo de uma distância (gradiente de velocidade) e unidades.

Noção de viscosidade enquanto grandeza que estabelece a proporcionalidade entre o "stress" aplicado a um corpo e a taxa a que esse corpo sofre distorção ("strain rate"). Unidades em que se expressa a viscosidade.

Diferença, conceptual/geral entre "strain" e "strain-rate". Utilidade do conceito de "strain-rate" em Geologia Estrutural e unidades.

Diferenças, exemplos e discussão entre viscosidade Newtoniana e não-Newtoniana. Conceito genérico, intuitivo, de "strain hardening" e "strain softening".